Rota urbana será instrumento de incentivo ao turismo da inovação em Florianópolis
Polo internacional em Tecnologias de Informação e Comunicação, Florianópolis vai ganhar uma “avenida” com as principais instituições ligadas à inovação, pesquisa e desenvolvimento econômico da cidade. Com aproximadamente 40 quilômetros, a iniciativa destaca a Capital como ambiente sustentável e inovador. O projeto Rota de Inovação vai ligar o Aeroporto Internacional Hercílio Luz no Sul da Ilha ao Sapiens Parque, no Norte.

Com população que gira em torno de pouco mais de 400 mil habitantes, Florianópolis tem cerca de 600 empresas de software, hardware e serviços de tecnologia, que geram aproximadamente cinco mil empregos diretos. O Projeto Rota da Inovação inclui a criação de uma marca e a estratégia de marketing (branding) para realçar esse perfil tecnológico da cidade, além da aplicação em ações urbanísticas e sociais, visando à sustentabilidade.
“Pretendemos criar uma visão do caráter inovador da cidade e de seu potencial, reavivando a consciência local, regional e global, além de desenvolver e aplicar uma identidade visual em ações urbanísticas e sociais que envolvem o projeto”, explica o pesquisador do Departamento de Expressão Gráfica da UFSC.
“O mapeamento da rota da inovação será um passo inicial para próximos projetos de branding de Florianópolis, e servirá como instrumento de fomento ao turismo da inovação e tecnologia, atraindo investimentos”, complementa.

“A marca é muito mais do que uma identidade visual, ela representa uma empresa ou um produto, um conceito e até mesmo cidades, estados e países. A maneira como as cidades demarcam e comunicam os diferentes espaços dentro dela pode decidir aquelas que terão sucesso”, destaca o professor.
Fonte: Revista da FAPEU – 2013