A Dinâmica da Produtividade pelo Desdobramento de Metas e Objetivos A Dinâmica da Produtividade pelo Desdobramento de Metas e Objetivos A Dinâmica da Produtividade pelo Desdobramento de Metas e Objetivos A Dinâmica da Produtividade pelo Desdobramento de Metas e Objetivos
A Dinâmica da Produtividade pelo Desdobramento de Metas e Objetivos

O sistema em si é desenhado em uma lógica simples e objetiva, mas carece de um entendimento mais aprofundado das fases que o compõe. De uma forma geral o problema começa lá no início quando nota-se que as empresas e organizações em geral não possuem metas e objetivos claros para a organização/colaboradores. Podemos neste caso citar uma reflexão famosa atribuída ao pensador e filósofo grego, Sêneca: “Só há vento favorável para quem sabe aonde quer ir”.

Essas estratégias irão abranger temas que por sua vez terão na sua essência de controle indicadores que devem ser acompanhados e controlados no sentido do gerenciamento do sistema operacional e estratégico da organização.  Na visão japonesa da gestão focada em resultados os temas são: Qualidade, Quantidade, Custo, Receita, Atendimento (prazo), Moral (Pessoal), Segurança e Ecologia (Sustentabilidade).  Parte-se do princípio que só se gerencia o que pode ser medido, caso contrário estaremos praticando o “embromation system”, ou seja, empurrando a sujeira para debaixo do tapete o tempo todo.

A figura que vamos apresentar em seguida, faz parte de inúmeros projetos de estruturação de sistemas da Qualidade e busca de Inovação em organizações diversas, com várias aplicações e experimentos reais de um Planejamento Estratégico/Funcional para o setor público e privado.

Dando sequencia ao modelamento que nos leva ao importante conceito do Gerenciamento pelas Diretrizes (estratégias organizacionais focadas em resultados) observa-se o  desdobramento das estratégias (diretrizes), objetivos e metas aos níveis da execução (linha de frente) em várias formas de participação (ferramentas gerenciais) e atuação de forma prática e focada em resultados.

No sistema apresentado é de responsabilidade do diretor ou superintendente da empresa, determinar o conjunto de informações e estrutura disponível para execução do que denominamos neste post  de Gerenciamento pelas Diretrizes (Ver livro do mesmo nome de autoria do Prof. Vicente Falconi). O papel do Gerente (coach) é fundamental e de suma importância para os colaboradores da organização quando do desdobramento das metas e diretrizes já citados e mostrado no quadro acima, GESTÃO FOCADA EM RESULTADOS.

Portante, salientamos mais uma vez que o importante e fundamental é a ação gerencial no sentido de desdobrar as metas ao nível da execução. Com o uso disciplinado das várias ferramentas, a linha de frente tem a missão de transformar as diretrizes em resultados para a organização. Como pode ser visto no sistema proposto os resultados voltam para a alta administração e por ela são avaliados e inicia-se um novo ciclo de melhorias e inovações.

Concluímos nosso post com esta mensagem do Dr. Deming:

 

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.