A Gestão da Qualidade como base para a competitividade A Gestão da Qualidade como base para a competitividade A Gestão da Qualidade como base para a competitividade A Gestão da Qualidade como base para a competitividade

GAF_2015.11.23_16h15m59s_001_Encerrando a semana com uma bela síntese sobre a GESTÃO DA QUALIDADE feita pelo consultor empresarial Ricardo E.A. Ferreira. De forma clara e objetiva Ricardo enumera 6 princípios básicos que toda organização precisa atender e praticar para que tenha os melhores níveis de qualidade, produtividade e competitividade.

De uma forma geral percebemos que a maioria dos problemas que se tornaram mais evidentes durante o ano de 2015 se correlacionou com a falta de um sistema de gestão competente ou pela sua condução errada ou desfocada. Investir nos 6 pontos acima explicitados dá para as organizações as melhores condições de enfrentamento das crises que ora nos aflige.

Não custa lembrar que a base de tudo é o APRENDIZADO e também não poderíamos deixar de citar um grande autor sobre o tema:

“O verdadeiro aprendizado atinge a essência do que significa ser humano. Por meio do aprendizado, nós nos recriamos. Por meio do aprendizado, tornamo-nos capazes de fazer algo que jamais conseguimos. Por meio do aprendizado, percebemos o mundo e a nossa relação com ele. Por meio do aprendizado, ampliamos a nossa capacidade de criação e participação do processo gerador da vida. Dentro de cada um de nós existe uma profunda sede desse tipo de aprendizado” Peter M. Senge, autor do livro A Quinta Disciplina”

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.