DSC00642O desempenho da gestão e a atitude do líder empresarial estão diretamente ligados com sua capacidade de gerenciar o tempo a favor dos resultados pretendidos.

Ao longo do tempo observamos, tanto no setor público como também no privado uma enorme dificuldade na GESTÃO (PRODUTIVA) DO TEMPO, transferindo o “caos” para os níveis imediatamente inferiores.

“Não tenho tempo”, ou deixa aí na pilha de documentos que, mais tarde eu vou dar uma olhadinha”. Essa tem sido a atitude mais comum, em especial quanto a falta de prioridade e método na gestão da rotina diária da empresa.

A base é simples: dominar e controlar a rotina para ter TEMPO para atuar nas melhorias, novos projetos e também no tema INOVAÇÃO.

Outro ponto que estamos abordando ao longo da vida do Gestão e Resultados é o conceito de URGÊNCIA E IMPORTÂNCIA – recordando: em nossa prática organizacional tratamos de resolver as urgências para manter a empresa funcionando. As urgências no máximo alcançam a estabilidade da organização em termos de desempenho. As coisas importantes, são fundamentais DSC00651para o crescimento da empresa, diferenciação no mercado e portanto níveis altos de inovação.

Em resumo: quem não tem a rotina sob controle, dificilmente terá TEMPO para pensar no futuro, melhorias e desafios da empresa. Concorda?

Para finalizar, vamos recordar também que o TEMPO é um recurso escasso e crítico. O tempo que se perde não volta mais. Mais do que dinheiro, TEMPO é vida pois quando ela termina o tempo vai junto. Aproveite bem o seu tempo, digo a sua VIDA!

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.