A HORA É AGORA, 2021 está batendo na porta – Pensar e Agir! A HORA É AGORA, 2021 está batendo na porta – Pensar e Agir! A HORA É AGORA, 2021 está batendo na porta – Pensar e Agir! A HORA É AGORA, 2021 está batendo na porta – Pensar e Agir!
A HORA É AGORA, 2021 está batendo na porta - Pensar e Agir!

Infelizmente uma grande parte de empresários, diretores e gerentes de empresas em todo o Brasil, apesar dos chamamentos e das realidades enfrentadas, não se programa para investir (não é gastar) tempo em pensar e repensar o seu negócio para o ano seguinte.

Preparamos o quadro, a seguir, para uma visão mais ampliada que nos leva a algumas perguntas e reflexões importantes. Vamos a elas:

a) Será que sabemos (presidentes, diretores, gerentes e linha de frente) realmente onde queremos chegar? Nossa missão está clara para todos os envolvidos e comprometidos com as causas da empresa? Nossas metas e objetivos estão traçadas?

b) Temos um diagnóstico claro da nossa situação atual (onde estamos) para que possamos projetar os recursos necessários à caminhada?

c) Sabemos realmente,  os indicadores que determinam a “felicidade dos clientes” e o que eles esperam de nós em termos de desempenho de produtos e serviços?

d) Está claramente definida e compartilhada a Política de Gestão da empresa? Os colaboradores, fornecedores, terceiros e diretores estão comprometidos com ela?

e) Em função da Política de Gestão estão definidos os Objetivos de Gestão e seus respectivos indicadores (Ver também as definições do PE, em termos de Balanced Score Card – BSC)) ?

f) Ajustamos o conjunto das informações ao modelo do 5W2H como base estrutural das ferramentas de planejamento, execução, controle e melhorias contínuas (PDCA)?

g) Como podemos garantir que os CLIENTES estão felizes?

h) Estamos transformando a Qualidade Ampla Empresarial através do Kaizen (melhorias contínuas em todos os setores) em INOVAÇÃO?

Estamos terminando um ano cruel com muitas perdas, em todos os sentidos, mas não podemos nos dar por vencidos. Perdemos batalhas importantes mas podemos tirar das dificuldades enfrentadas lições que irão pautar as próximas gerações. Para que o duro aprendizado seja transformado em novos e bons resultados precisamos responder as perguntas aqui formuladas e em seguida reunir todo o nosso exército de colaboradores e parceiros e seguir para as novas batalhas. DEUS está conosco!

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.