Ashampoo_Snap_2015.06.03_00h44m57s_003_A edição de junho da Revista Digital Banas Qualidade já está disponível.

Por que o esquema de certificação de produtos e serviços no Brasil só aumenta as tragédias e os acidentes de consumo?

A normalização é o primeiro passo para se atingir alguma qualidade tanto de produtos como de serviços e é por meio dela que se pode manter a evolução das empresas em busca da melhoria contínua. Algumas instituições e profissionais, por desconhecimento ou má-fé, advogam que as normas técnicas, diferentemente dos regulamentos técnicos, são voluntárias. Não há obrigatoriedade em adotá-las. Assim, só os produtos e os serviços com certificação obrigatória ou compulsória (definida pelo Inmetro em seus regulamentos para a avaliação de conformidade) devem cumprir as normas técnicas. Será que não é isso que aumenta os recalls, os acidentes de consumo e as tragédias?

CONFIRAM:

Acesse o link (em PDF): https://drive.google.com/file/d/0B6nCf9nm1IwEZUYweEZQLS16ZFk/view?usp=sharing

Colaboração: Hayrton Prado – ABQ

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.