A ISO 9001:2015 COMO SAÍDA PARA ENFRENTAR A CRISE – 2a. parte – conclusões A ISO 9001:2015 COMO SAÍDA PARA ENFRENTAR A CRISE – 2a. parte – conclusões A ISO 9001:2015 COMO SAÍDA PARA ENFRENTAR A CRISE – 2a. parte – conclusões A ISO 9001:2015 COMO SAÍDA PARA ENFRENTAR A CRISE – 2a. parte – conclusões

7 FATORES DA ISO 9001 QUE LEVAM A REDUÇÃO DE CUSTOS E O AUMENTO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE

1. COMBATE ÀS FALHAS E PERDAS:

GAF_2016.03.04_14h37m22s_005_Uma falha na execução de serviço, uma quebra do produto, uma reclamação do cliente, entre outros aspectos que normalmente consideramos negativos, passam a ser tratadas como um fato que serve de aprendizado. A empresa, então, passa a pensar nos meios para não cometer os mesmos erros do passado e adotar soluções eficazes.

2. DECISÕES COM BASE EM FATOS E DADOS:

A gestão por processos e por indicadores possibilita aos gestores mapear e acompanhar os resultados dos processos para que, assim, possam tomar decisões com base no real cenário do contexto organizacional.

3. AUMENTO DA PRODUTIVIDADE:

Com a padronização das atividades, treinamento e todos os recursos necessários para o melhor fluxo das atividades, o índice de perdas e retrabalhos cai consideravelmente. Além disso, a partir do momento em que a empresa passa a medir e acompanhar os resultados dos processos, possibilita a orientação pelo melhor caminho a ser seguido, evitando os desvios e obstáculos.

4. ORGANIZAÇÃO FÍSICA E MENTAL:

Diante da padronização para a eficácia dos processos, a empresa cria um ambiente de trabalho físico, psicológico e social propício para assegurar a eficiência das atividades e, assim, promover a redução de desperdícios, melhoria da qualidade e aumento da produtividade.

5. PESSOAS MOTIVADAS:

Ao ter a confiança de que a organização está investindo no desenvolvimento da equipe, através de treinamentos, acompanhamentos, avaliações, objetivos, metas e programas de aprimoramento, as pessoas se sentem mais motivadas e comprometidas com o desenvolvimento da organização.

GAF_2016.03.04_14h36m44s_003_5. CLIENTES SATISFEITOS:

Por meio da análise da capacidade (técnica, legal, estrutura, pessoas, processos, etc.) da empresa em atender ou não aquilo que foi solicitado pelo cliente, é possível ter a confiança no fornecimento de produtos e serviços dentro das especificações solicitadas. Além disso, a empresa passa a medir a satisfação para avaliar o seu atendimento e buscar por melhorias. Com isso, possibilita um melhor relacionamento com o cliente para alavancar as vendas.

6. CREDIBILIDADE NO MERCADO COM A CERTIFICAÇÃO:

O cliente que opta por selecionar uma empresa que possui certificação ISO 9001 tem mais confiança de que os produtos e serviços serão fornecidos dentro do que foi acordado. Assim, o cliente reduz os riscos em comprar daquela que simplesmente tem o menor preço.

Lembre-se: na maioria das vezes o barato sai caro.
7. PENSAMENTO BASEADO EM RISCO:

Quando uma empresa passa a levar em consideração os aspectos dos riscos e oportunidades aos processos e ao negócio, possibilita a ela prever os fatores e tomar ações para que esses sejam mitigados ou eliminados. Assim, reduz ou elimina as possibilidades de insucesso das atividades. Porém, para isso, é preciso que a empresa esteja preparada para determinar e controlar os riscos e oportunidades de forma sistêmica.

Uma questão importante é que quando falamos de Sistemas de Gestão não significa, necessariamente, não errar, mas sim possuir métodos apropriados para planejar, executar, controlar e melhorar (ciclo PDCA). O SGQ nos permite aprender com os erros e assim promover as melhorias necessárias à sobrevivência do negócio. Infelizmente, por falta de um bom planejamento e desenvolvimento do Sistema de Gestão, muitas empresas criam regras desnecessárias (burocráticas) e incompatíveis com seus objetivos, visando simplesmente a certificação a qualquer custo. Então, acabam desperdiçando uma grande chance de adotar uma gestão moderna para garantir a solidez do negócio.

De fato a norma ISO 9001:2015 não é único modelo de gestão para enfrentar a crise, e também não é o único remédio. Porém é muito importante que os empreendedores e gestores aproveitem esse momento crítico para pensar sobre as melhores soluções de gestão para seu negócio e evitar a “gestão por achismo”.

Portanto, convido os empreendedores e gestores a conhecer e aplicar a ISO 9001:2015 em suas organizações. Pelo RICARDO EA FERREIRAmenos façam uma experiência e depois avaliem os resultados. E, como desconheço qualquer elemento da ISO 9001 que seja prejudicial às organizações, independente do porte ou segmento, acredito que a experiência será positiva.

Autor: Ricardo Apolinário
Consultor, auditor e instrutor de Sistemas de Gestão da Qualidade – ISO 9001 da QUALIENG Consultoria
www.facebook.com/ricardo.apolinario.5623

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.