A ISO 9001:2015 COMO SAÍDA PARA ENFRENTAR A CRISE – primeira parte A ISO 9001:2015 COMO SAÍDA PARA ENFRENTAR A CRISE – primeira parte A ISO 9001:2015 COMO SAÍDA PARA ENFRENTAR A CRISE – primeira parte A ISO 9001:2015 COMO SAÍDA PARA ENFRENTAR A CRISE – primeira parte

Em meio a um cenário político-econômico conturbado em que o nosso país vem passando, é fundamental que entendamos que a crise pode representar perigos e oportunidades. Por isso, investir em gestão e inovação é um ótimo caminho para a sobrevivência das empresas, através da sustentabilidade dos negócios e aumento da competitividade.

GAF_2016.03.04_14h35m23s_002_Existe uma infinidade de modelos de gestão que as organizações podem escolher para adotar a fim de melhorar o desempenho organizacional. Porém, se faz necessário um planejamento adequado para analisar e adequar os métodos e ferramentas às reais necessidades da empresa.

A ISO 9001 é uma norma voltada à Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) de grande sucesso internacional. Mais de 1,2 milhão de organizações em todo o mundo possuem a certificação ISO 9001. Sem falar aquelas que optaram por apenas implementar o SGQ, seguindo as determinações da norma, sem almejar a certificação. Ainda há outras que são certificadas em normas baseadas na própria ISO 9001, tais como PBQP-H, ONA, ISO 16949, ISO 22000, ISO 20000, entre outras.

Tal norma foi revisada recentemente, no final de 2015, e passou a ter um foco na gestão estratégica, visão de processos e pensamento baseado em riscos. Assim, espera-se que o novo modelo da ISO 9001 seja atraente às organizações.

GAF_2016.03.04_14h42m08s_006_A vantagem de se implementar um Sistema de Gestão com base na ISO 9001 é pelo fato de não ser obrigatório seguir uma fórmula pronta, isto é, uma receita de bolo. A norma apenas mostra o que é preciso que a empresa atenda, mas não cobra o como, quando, onde, quem… Outro grande diferencial da ISO 9001 é possibilidade da conquista da certificação através de auditorias e, assim, “forçar” a manutenção e melhoria do Sistema.

Outro ponto a se destacar é que a ISO 9001:2015 reflete o básico de uma boa gestão organizacional, induzindo as empresas a adotarem técnicas de gestão eficazes, como:

• Planejamento estratégico;
• Gestão por processos e indicadores;
• Atividades por meio do Ciclo PDCA;
• Análise de riscos;
• Gestão por competências e do conhecimento; etc.

Todos esses exemplos não são novidades trazidas pela nova ISO 9001:2015, mas sim práticas adotadas no mundo todo já há algum tempo pelas organizações. A ISO apenas agrupou na norma uma série de requisitos que a empresa deve seguir.

Alguns especialistas defendem que a ISO 9001 deveria mudar a expressão “Sistema de Gestão da Qualidade” para “Sistema de Gestão do Negócio”, pois o foco não é apenas a gestão da qualidade, mas sim a qualidade da gestão.

Empresa organizada, com rotinas vitais estabelecidas e ambiente propício à inovação torna-se uma séria candidata a vencer os desafios da crise a partir da competência do sistema de gestão com foco no mercado.

RICARDO EA FERREIRAAutor: Ricardo Apolinário
Consultor, auditor e instrutor de Sistemas de Gestão da Qualidade – ISO 9001 da QUALIENG Consultoria
www.facebook.com/ricardo.apolinario.5623

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.