A Revolução da Força de Trabalho passa pela Melhoria Contínua via Kaizen A Revolução da Força de Trabalho passa pela Melhoria Contínua via Kaizen A Revolução da Força de Trabalho passa pela Melhoria Contínua via Kaizen A Revolução da Força de Trabalho passa pela Melhoria Contínua via Kaizen
A Revolução da Força de Trabalho passa pela Melhoria Contínua via Kaizen

A busca permanente pelo Kaizen na empresa é uma atitude que molda uma cultura de trabalho e bons resultados pela melhoria contínua. Fatalmente esta cultura empresarial irá se transformar em inovações importantes para o desempenho e produtividade dos sistemas e do arranjo/conjunto empresarial, leia-se:  chegar aos melhores níveis de competitividade.

Surge então a análise do Kaizen sob o ponto de vista do comportamento humano, tão importante quanto todo o desenvolvimento científico e tecnológico dos dias atuais. A partir do livro do escritor Paulo Vieira, Poder e Alta Performance estabelecemos uma correlação com o modo kaizen de fazer e melhorar as coisas, o tempo todo. Veja então o que preparamos a seguir:

Como podemos verificar, as 7 leis aqui descritas podem ser aplicadas em qualquer situação, local e ou circunstância – seja em empresas ou organizações quaisquer que sejam sua missão e objetivo – o que fica em comum é a importante ação e comportamento do ser humano como agente transformador.

No veloz mundo de hoje com grandes e imensas transformações políticas, sociais e econômicas soma-se o desenvolvimento exponencial de organizações baseadas no conceito digital e aplicações que impactam decisivamente pessoas e organizações, seja na indústria e ou na agricultura, por exemplo. É nesse ambiente e momento que recordamos do famoso discurso de Charles Chaplin no filme O Ditador, de 1940, quando os Estados Unidos ainda não tinham entrado completamente na 2a. Grande Guerra Mundial.

O pequeno trecho do discurso nos remete novamente a questão humana e sua decisiva importância:

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.