A SUA EMPRESA TEM QUALIDADE? - passos e dicas importantes

COMO CONSEGUIR QUALIDADE?

“Qualidade se consegue com atitudes, ações e comprometimentos, não apenas com discursos”.

GAF_2016.05.22_10h06m59s_019_O BOM GERENTE

“O bom gerente é aquele que incessantemente mobiliza e conscientiza seu pessoal para a qualidade”.

COMPROMISSO DE ALTA ADMINISTRAÇÃO

“O compromisso com a qualidade deve ser hábito constante e indelegável da alta administração”.

QUALIDADE VERSUS FALTA DE QUALIDADE

“Os custos provenientes da falta de qualidade são, via de regra, muito maiores do que os custos (investimento) com a qualidade”.

PRIMEIRO EDUCAÇÃO

“A educação para qualidade precede o treinamento para a qualidade”.

ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA OS SUBORDINADOS

“O exemplo pessoal e a postura dos superiores para com a qualidade consistem na grande estratégia educativa para seus subordinados”.

O “O QUE” E O “COMO” FAZER

“A norma ISO 9001 nos diz o que fazer, em termos da qualidade; as técnicas dos cientistas Deming, Juran, Ishikawa, Crosby, Taguchi e outros, nos dizem apenas como fazer”.

ESTATÍSTICA APENAS COMO INSTRUMENTO

“O “controle estatístico do processo” – CEP – não é um sistema para se praticar estatística; é um método eficaz de apoio à qualidade, que usa a estatística. Apenas como instrumento”.

A INTELIGÊNCIA DEVE PRESIDIR AS AÇÕES

“Pesquisas comprovam que cerca de 65% dos clientes que trocam de fornecedor o fazem por ter recebido tratamento impessoal, ou seja, não foi atendido com qualidade”.

CERTAMENTE, “A PRESSA É INIMIGA DA PERFEIÇÃO”

“ “Curto prazo” é uma expressão riscada do dicionário de quem deseja qualidade total”.

CONSUMIDOR O QUE SABE

“Se quiser saber se sua qualidade está boa, não pergunte ao “controle de qualidade”, mas sim ao seu consumidor”.

Claudius D’Artangnan C. Barros, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ, autor de vários livros, entre eles o mais recente pela Qualitymark Editora – Missão: QUALIDADE.

Salvar

Salvar

Salvar

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.