Academia Brasileira da Qualidade – ABQ, lança livro inédito sobre a Qualidade no Brasil Academia Brasileira da Qualidade – ABQ, lança livro inédito sobre a Qualidade no Brasil Academia Brasileira da Qualidade – ABQ, lança livro inédito sobre a Qualidade no Brasil Academia Brasileira da Qualidade – ABQ, lança livro inédito sobre a Qualidade no Brasil
Academia Brasileira da Qualidade - ABQ, lança livro inédito sobre a Qualidade no Brasil

O Livro da Qualidade no Brasil – ABQ

O conceito Qualidade tem evoluído continuamente. Começou com a inspeção de peças físicas e evoluiu alargando a sua abrangência, englobando produtos, serviços, as necessidades do cliente novas dimensões nas atividades econômicas e humanas em geral.

Diferentes gurus da qualidade foram se sucedendo e hoje se considera não mais apenas a gestão da qualidade, mas a qualidade em gestão, sendo qualidade o dever de todos em qualquer organização.

A ideia de escrever um livro nasceu do fato que os acadêmicos da ABQ, sendo pessoas de comprovada competência profissional e idoneidade pessoal, com contribuição significativa – em universidades públicas, comunitárias e privadas, empresas públicas e privadas, organizações governamentais, organizações não governamentais e outras organizações privadas – para o desenvolvimento ou a aplicação do conhecimento nas diversas áreas de conhecimento, poderiam contribuir para proveito da sociedade.

Esta contribuição é dada por meio de artigos escritos pelos acadêmicos nas mais diversas especialidades e facetas da qualidade.

Na foto os Acadêmicos da ABQ durante a realização do seminário anual em comemoração ao Dia Mundial da Qualidade ocorrido na FIESP.

O Livro da Qualidade no Brasil será publicado em capítulos e está organizado em 6 partes:

Parte I – A Evolução da Qualidade no Brasil

Parte II – A Qualidade em Setores Estruturantes

Parte III – A Qualidade no Desenvolvimento Nacional

Parte IV – A Gestão da Qualidade

Parte V – Ferramentas para a Qualidade

Parte VI – O legado do PBQP e novos desafios para um Brasil competitivo e sustentável

A publicação inicia-se pela Parte VI, à guisa de Pósfácio: O legado do PBQP e novos desafios para um Brasil competitivo e sustentável, em que os acadêmicos buscam identificar e sugerir ações na área da qualidade e gestão para que o Brasil alcance, até 2035, a condição de competitividade e qualidade de vida que seja compatível com a sua dimensão geográfica, populacional e importância no cenário mundial.

Apresentação, texto da Parte VI

“Este trabalho, desenvolvido pelos Acadêmicos, buscou identificar e sugerir ações na área da qualidade e gestão para que o Brasil alcance, até 2035, a condição de competitividade e qualidade de vida que seja compatível com a sua dimensão geográfica, populacional e importância no cenário mundial.

Os trabalhos transcorreram num período pouco superior a 12 meses, iniciados em maio de 2017 e seguindo metodologia e etapas planejadas de execução.

Importante ressaltar que as recomendações da ABQ não se esgotam aqui, pois há muito a ser feito num mundo de elevada complexidade e em mudanças cada vez mais rápidas. Entretanto, as recomendações refletem o presente pensamento da instituição.

Desejamos uma ótima leitura a todos.”

João Mario Csillag, Coordenador da obra coletiva

Basilio V. Dagnino , Ex-Diretor Presidente da ABQ (2016-2018)

Eduardo V.C. Guaragna , Diretor Presidente da ABQ

 

Lembrete: Convidamos o leitor a ficar atento ao site www.abqualidade.org.br para o acompanhamento da publicação das demais partes que compõem todo o conjunto desta importante obra. Em breve daremos novas informações para os nossos leitores.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.