Buy ES aconteceu no Cais das Artes, em Vitória. Imagem: Aline Gomes/Folha Vitória
Buy ES aconteceu no Cais das Artes, em Vitória. Imagem: Aline Gomes/Folha Vitória

Há décadas o Espírito Santo vem demonstrando seu potencial produtivo e econômico: em 1957, foi realizada a primeira extração de mármore em Cachoeiro do Itapemirim; em 1969, a primeira pelotização de minério de ferro no estado; em 1993, o desenvolvimento dos primeiros clones de café conilon.

Hoje, o Estado é destaque nestes setores, sendo líder global na exportação de pelotas de minério de ferro, maior exportador de rochas ornamentais do Brasil e maior produtor de conilon e café solúvel do país. Esse DNA ,voltado para o crescimento e competividade, foi tema do Buy ES, evento realizado nesta segunda-feira (1) pela Rede Vitória em parceria com a Apex.

Durante o painel “DNA capixaba: legado que constrói o futuro”, o mediador Ricardo Frizera, sócio-diretor da Apex e colunista do Folha Vitória, destacou o espaço que o Estado vem conquistando no cenário econômico brasileiro.

Deixamos para trás o tempo da maré verde, isolada do resto do Brasil, para nos tornarmos uma onça brasileira: um dos estados mais competitivos, abertos e prósperos do país.

Ricardo Frizera, sócio-diretor da Apex

O papel da comunicação no crescimento estadual

Américo Buaiz Neto foi um dos painelistas do Buy ES. Imagem: Everton Nunes

Para manter este cenário econômico cada vez mais positivo e ainda manter a qualidade de vida crescente, a comunicação regional é uma ferramenta essencial.

O vice-presidente da Rede Vitória, Americo Buaiz Neto, destacou que para garantir os níveis do Estado é preciso entender as necessidades da população e das empresas, impactando diretamente sua vida.

“Quando falamos de renda, saúde, educação e segurança, estamos falando de temas que precisam ser cobrados constantemente. A comunicação tem papel fundamental para garantir progresso nessas áreas”, destacou.

Sobre legado e desenvolvimento

Americo Buaiz Neto, Fernando Cinelli, Mateus Starling e Ricardo Frizera no Buy ES. Imagem: Everton Nunes

Com resultados tão expressivos como os que o Espírito Santo apresenta, apresentando um legado de sucesso, o fundador e presidente da Apex, Fernando Cinelli, apontou: é preciso pensar em alçar voos mais altos.

“Precisamos discutir como competir globalmente. Como a nossa produtividade e o nosso PIB (Produto Interno Bruto) podem alcançar padrões das melhores economias. Não há motivo para não chegarmos lá”, afirmou Fernando.

Para Fernando, um dos caminhos é mostrar que o Espírito Santo é um porto seguro para investimentos, atraindo empresas nacionais e internacionais para as terras capixabas.

O diretor do polo Espírito Santo da Apex, Mateus Starling, ainda complementou que as empresas do Estado precisam buscar aprender e entender os modelos internacionais e nacionais, para replicar e criar em suas respectivas instituições.

“Um recado importante que precisamos fazer para o empresariado é: saiba escutar players de fora e outras empresas de porte nacional para que a gente possa debater estruturação de dívida, sociedades, com foco em crescimento e em desenvolvimento.”

Buy ES

O Buy ES é um encontro que marca um movimento para consolidar o Espírito Santo como uma das economias mais competitivas do país. Pensando nisto, o tema deste ano é “DNA Capixaba: legado que constrói o futuro”.

Com realização da Apex e da Rede Vitória, o evento reúne no Cais das Artes, em Vitória, nomes do mercado, indústria e administração pública para debater o futuro econômico capixaba.

Aline Gomes

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa e estudante de Publicidade e Propaganda na Unopar, atuou como head de copywriting, social media, assessora de comunicação e analista de marketing. Atua no Folha Vitória como Editora de Saúde desde maio de 2025.

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa e estudante de Publicidade e Propaganda na Unopar, atuou como head de copywriting, social media, assessora de comunicação e analista de marketing. Atua no Folha Vitória como Editora de Saúde desde maio de 2025.