
Economia em crescimento, baixa taxa de desemprego, solidez fiscal e qualidade de vida. É nesse cenário que o Espírito Santo se destaca como o sétimo estado mais competitivo do país.
Dados compilados pelo Instituto Futura e apresentados durante o Buy ES, evento realizado nesta segunda-feira (1) pela Rede Vitória em parceria com a Apex, apontam que o Espírito Santo está ao lado de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul como os estados com crescimento acima da média e ambiente favorável aos negócios.
Segundo Paula Orrico, gerente de dados da Apex e responsável por apresentar o painel “Dados do ES”, em 2023, as regiões somadas tiveram um crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) de 5,7%, atrás apenas da Índia (9,2%) e à frente do Brasil (3,2%).
Estes oito estados, que nós da Apex apelidamos carinhosamente de Onças Brasileiras, formam um bloco econômico que podemos enxergar como o eixo de crescimento do Brasil para os próximos anos.
Paula Orrico, gerente de dados da Apex
De acordo com Paula Orrico, os mercados regionais brasileiros — fora do eixo Rio-São Paulo — como as onças brasileiras, possuem enorme potencial, “o que reflete a diversidade econômica e cultural do país.
Dados que comprovam resultado
Os resultados recentes do Espírito Santo refletem sua posição no quesito competitividade, segundo os dados apresentados. O estado detém o quarto maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), já Vitória é a segunda capital no ranking.
“Em segurança, em 2024, o Estado registrou o menor número de homicídios por ano, dos últimos 30 anos. Em saúde, nós temos a segunda maior expectativa de vida e em educação, nós temos a terceira melhor nota do interior do nosso país”, complementou Paula Orrico.
Já falando sobre a economia capixaba, há três setores que se destacam: indústria, agropecuária e serviços. A indústria representa 28% do PIB capixaba, enquanto que no Brasil equivale a 24%. Já o agronegócio representa cerca de 24% do PIB do país, enquanto que para o Espírito Santo há uma relevância de quase 30%.
Somos o quinto Estado mais industrializado do país. Quando a gente olha para o crescimento do setor no ano de 2023, o Espírito Santo teve um crescimento no setor industrial de 8,6% frente ao crescimento de 1,7% da média brasileira.
Paula Orrico
Buy ES
O Buy ES é um encontro que marca um movimento para consolidar o Espírito Santo como uma das economias mais competitivas do país. Pensando nisto, o tema deste ano é “DNA Capixaba: legado que constrói o futuro”.
Com realização da Apex e da Rede Vitória, o evento reúne no Cais das Artes, em Vitória, nomes do mercado, indústria e administração pública para debater o futuro econômico capixaba.