Certificação ISO 9001 - A experiência da ACACCI

GAF_2017.04.16_11h38m47s_008_A Associação Capixaba contra o Câncer Infantil (Acacci) é a única instituição do terceiro setor no Espírito Santo certificada na NBR ISO 9001, norma que especifica requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade. A certificação tem como objetivo ajudar as organizações a demonstrarem sua capacidade para fornecer produtos e serviços que atendam aos requisitos tanto do cliente quanto os regulamentares.

A associação foi certificada pela primeira vez em 2013 e, em julho de 2016, após auditoria realizada pela Certificadora Conceitos Serviços de Certificação Ltda., de São Paulo, recebeu a recertificação na norma.

O documento comprova o compromisso da entidade com a melhoria da qualidade dos serviços prestados por meio de fluxos, processos e rotinas, em uma perspectiva humanizada. Além disso, confirma a constante busca pelo aprimoramento técnico e operacional e a sustentabilidade das ações, em acordo com as políticas de assistência social e de saúde.

acacciIsso significa, acima de tudo, o aumento da satisfação dos seus clientes, o que se reflete em um melhor atendimento para as crianças e adolescentes assistidos pela associação e também para seus familiares.

A certificação traz, ainda, mais segurança para aqueles que doam recursos à Acacci, já que há uma garantia comprovada de que esses valores serão bem aplicados. Afinal, anualmente a entidade é auditada e, a cada três anos, é recertificada.

Segundo o responsável pela implementação da ISO 9001 na Acacci, Luciano Zorzal, da Zorzal Consultores & Auditores Associados, a norma eleva a credibilidade da organização junto à sociedade. Isso porque o processo de certificação é altamente profissional, envolvendo auditorias realizadas por organizações independentes e de renome.

Para implantá-la, em 2013, foi realizado um intenso trabalho pela Zorzal, que envolveu seus sócios e consultores associados, que trabalharam no projeto de forma voluntária, uma vez que a empresa é parceira da Acacci por meio do Selo Compromisso com a Criança.

“Houve, também, um grande envolvimento de todos da Acacci. As diversas ações como treinamentos, reuniões, consultorias e auditorias realizadas durante o período de implementação não seriam bem-sucedidas sem o real comprometimento da alta direção e dos demais colaboradores da instituição”, afirma Zorzal.

Ele explica que um Sistema de Gestão de acordo com a NBR ISO 9001:2008 é estruturado em itens a serem implementados. O primeiro item é o Sistema de Gestão da Qualidade, que trata não somente do controle de documentos e registros, mas também da estruturação sistêmica dos processos, inclusive dos terceirizados.

O item “Responsabilidade da Direção” trabalha com a empresa na oficialização da Política e Objetivos da Qualidade, das definições de responsabilidades e autoridades, e a análise crítica de todo o sistema, pela chamada alta direção.

No item “Gestão de Recursos” são abordados não somente os recursos humanos e o desenvolvimento de competências, mas também a infraestrutura e o ambiente de trabalho.

O item “Realização do Produto (Serviço)” ajuda a empresa em ações desde o planejamento da realização do serviço até a sua entrega final, com abordagens importantes em relação à aquisição, vendas, calibração de instrumentos, rastreabilidade e preservação do produto. A palavra Produto pode causar certa estranheza no leitor, mas no contexto da ISO significa um bem durável ou o serviço entregue ao cliente. No caso da Acacci o produto é a criança atendida em suas necessidades de recuperação da sua saúde. Nesse caso o índice de sucesso está ligado ao diagnóstico precoce da doença, motivo de várias campanhas da Acacci para alertar pais e familiares. Estas dicas e recomendações podem ser vistas no site da Acacci e também na página do Facebook.

E, por fim, “Medição, Análise e Melhoria”, item que trata de questões como o monitoramento do sistema da qualidade, da satisfação dos clientes, dos processos e dos serviços, além das melhorias, ações corretivas e preventivas.

Concluindo, a Acacci comunica que seu Sistema de Qualidade encontra-se no momento em fase de transição da versão 2008 para a nova ISO 9001-2015, procedimento periódico da ISO em todo o mundo.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.