Em qualquer ambiente organizacional o que se busca, no final das contas, é o resultado da PRODUTIVIDADE. Nossas considerações sobre o assunto tem sido repetidas à exaustão – precisamos entender que os caminhos que nos levam ao objetivo da produtividade passam por um sistema de causas onde devemos atuar como gerentes e líderes dos processos sinérgicos focados em resultados. Gerenciando as causas de forma competente e metodológica estaremos aumentando a probabilidade de atingirmos os efeitos esperados, ou seja, a produtividade que nos levará aos bons níveis de lucratividade ou superavit.

Ashampoo_Snap_2014.12.11_09h58m24s_001_O quadro que apresentamos hoje está dividido em duas grandes áreas temáticas, sendo, a) Aprimoramento da Força de Trabalho, e b) Redução de Custos Específicos nos Processos.

Essa estrutura foi amplamente testada nas empresas onde nos foi possível exercitar os novos paradigmas da gestão, entre elas, a nossa antiga Cia Siderúrgica de Tubarão – CST, hoje Arcelor Mittal Tubarão – AMT.

As experimentações práticas surgiram da integração do modelo básico do TOTAL QUALITY CONTROL com todas as áreas de atividades meio, e também áreas finalísticas, em serviços e produtos aos clientes.

O modelo conjugado da educação e capacitação dos seres humanos agregando valor pelo método Kaizen, Inovação de processos e diferenciação via atividades de Engenharia Industrial, Unidades Técnicas, Grupos Zero Defeito, Circulos de Controle da Qualidade e Sugestões Individuais de Melhorias tinham (e ainda tem) o propósito do atingimento de níveis altos de produtividade considerando a grande ênfase na redução dos custos de forma constante.

A fórmula nos parece simples – Melhorar o “output” com valor agregado ao cliente e ao mesmo tempo reduzir os custos para a obtenção desse “output”. Essa é a produtividade que será maximizada pelos fatores de causas explicitados no quadro ao lado.

Como disse Albert Einstein: “Não podemos resolver nossos problemas (improdutividade, por exemplo) com o mesmo tipo de pensamento de quando os criamos”. Para ser bem-sucedidas, as empresas precisam buscar formas novas e inovadoras que as ajudem a ser mais eficientes e eficazes. Trecho do livro, TPS – Uma Combinação de Capital Humano com Lean Seis Sigma – Hubert Rampersad & Anwar El-Homsi, Qualitymark Editora.

 

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.