Internet pode ser uma forte aliada para melhorar seu currículo.

Colaboração Hayrton Prado, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ.

A crise traz uma série de situações difíceis em vários tipos de mercado. A instabilidade nas empresas podem acarretas diversos problemas como a diminuição de lucros, investimentos mais modestos, o aumento nas pressões do trabalho e uma estagnada no crescimento. Entretanto, é necessário reagir a esse momento complicado para se manter no mercado.

Snap_2014.03.18 16.08.47_003Ser pró-ativo e criativo são duas palavras chave nessas horas. Deixar as más notícias de lado pode ser difícil, mas quem conseguir se manter motivado nesse cenário conturbado pode superar bem a crise. Estar bem informado também pode ser importante para ser capaz de enxergar uma oportunidade no momento certo.

Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, alerta que é importante estar atento e também deixar o pessimismo de lado. “Um bom empreendedor precisa ter um planejamento, saber o que fazer e como fazer. Além do equilíbrio na saúde, cursos, treinamentos e não entrar no perfil de vítima podem manter a auto estima”.

O medo de perder o emprego está dominando cada vez mais os escritórios. Estar desempregado entre tantas pessoas é uma preocupação cada vez mais real. Porém, mesmo que isso aconteça, é fundamental não ficar parado no tempo e já planejar planos para permanecer no mercado de trabalho.

Segundo Madalena, as possibilidades de demissões aumentam nesse período instável, mas é possível tomar algumas medidas e ter um plano B. ”O cenário político e econômico atual não é dos melhores, então deve-se eadm 20star preparado para um processo de desligamento. O desemprego é um choque em qualquer momento. Então criar o próprio plano, elaborar seu currículo e aumentar o networking podem ser maneiras de se fazer isso”.

Uma ferramenta que pode ser muito útil nessas horas é a internet. Atualmente, muitas pessoas reclamam que a participação em feiras, cursos, congressos e especializações exige um dinheiro que está não disponível no momento. De acordo com Madalena, a rede pode ser uma solução válida para esse problema. “Hoje existem cursos e palestras onlines que são gratuitas, então vale a pena dar uma olhada e buscar informações pela internet”, conclui.

 

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.