USP e Unicamp lançam cursos online gratuitos
Primeiros cursos desenvolvidos por universidades brasileiras são disponibilizados na plataforma de educação online Coursera
A plataforma de ensino online Coursera lançou hoje (06/05) os primeiros cursos de universidades brasileiras. USP e Unicamp entram na lista da empresa, que oferece mais de 1000 mil cursos de universidades renomadas como Yale, Stanford e Princeton.

Por enquanto, são cinco cursos brasileiros, elaborados por USP e Unicamp e Fundação Lemann, que serão ministrados em português nas áreas da engenharia, contabilidade e ensino. “O conteúdo em português vem oferecer a todos educação de alta qualidade e a oportunidade de adquirir as habilidades necessárias para progredir na carreira”, afirmou em nota Rick Levin, presidente do Coursera e ex-reitor da Universidade de Yale.
Um dos cursos novos oferecidos é o “Processamente Digital de Sinais”, da Unicamp. O professor desenhos gaf agosto11 013Renato Lopes, que dará as aulas, afirma que o “aluno poderá aprender online exatamente a mesma coisa que ele ensina no campus”. “Ao final, o estudante será capaz de criar aplicativos que convertam músicas, imagens, vídeos, leituras de sensores e outros sinais em formato digital”, disse.
O Coursera foi fundado em 2012 por iniciativa de Daphne Koller, ex-professora de Stanford, e Andrew Ng, diretor do Laboratório de Inteligência Artificial da universidade. Além de atender a pessoas interessadas em novas áreas ou curiosos, o Coursera também é procurado por empresas que incentivam seus funcionários a fazer cursos de atualização com o conteúdo disponibilizado no site. Os cursos são gratuitos, mas para obter o certificado de participação após a conclusão é necessário pagar uma taxa de US$ 85 (cerca de R$ 300). O Coursera promete mais cursos nos próximos meses em parceria com as mesmas instituições brasileiras.
Conteúdo em português
Até pouco tempo atrás, o Coursera não oferecia cursos em português. Mas a empresa resolveu apostar no país, após constatar o interesse dos brasileiros pela educação online. Mesmo só com cursos em inglês, o Brasil já era o quinto maior mercado da empresa, que já atendeu mais de 9 milhões de alunos pelo mundo. Em setembro do ano passado, foram anunciados os primeiros cursos com tradução em português e as parcerias com a Fundação Lemann, USP e Unicamp.
Além dos cursos brasileiros, o Coursera anunciou outros dois cursos com tradução: “Aprendendo a aprender”, da Universidade da Califórnia, San Diego, e “Negociações de Sucesso”, da Universidade de Michigan.

Abaixo, confira a descrição de cada um dos sete cursos lançados hoje:

Processamento Digital de Sinais – Amostragem, Unicamp (início 5 de maio): neste curso, o aluno irá conhecer o processo de amostragem, que permite que sinais como músicas e imagens sejam armazenados e processados em dispositivos digitais.

O Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor, Unicamp (início em 27 de julho): os estudantes terão a oportunidade de compreender quais são as habilidades e competências que o empreendedor deve criar e desenvolver para empreender um novo negócio tecnológico.

História da Contabilidade, USP (início em 19 de maio): o curso visa analisar a relação entre a Contabilidade e a sociedade ao longo do tempo e oferecer um contexto para o conteúdo técnico que os estudantes costumam aprender em cursos de graduação.

DSC08412Fundamentos e Linguagem de Negócios: Contabilidade (The Blue Side Up), USP (início em 27 de agosto): os participantes são estimulados a compreender a terminologia contábil e inspirar uma reflexão sobre carreira e desenvolvimento profissional na área.

Gestão para Aprendizagem: Módulo de Gestão Estratégica, Fundação Lemann (início a partir de 15 de maio): o curso ensina conceitos novos para a gestão de escolas com base no planejamento estratégico e ferramentas práticas, como a caracterização da comunidade escolar, avaliação da eficácia, análise SWOT e planos de ação.

Aprendendo a Aprender: Ferramentas Mentais Poderosas para Ajudá-lo a Dominar Assuntos Difíceis, Universidade da Califórnia, San Diego (início a qualquer momento): este curso proporciona acesso fácil a valiosas técnicas de aprendizagem usadas por especialistas em arte, música, matemática, ciência, esportes e muitas outras disciplinas. Aprenda sobre como o cérebro absorve informações para melhorar seus hábitos de aprendizado.

Negociações de Sucesso: Estratégias e Habilidades Essenciais, Universidade de Michigan (início a qualquer momento): o curso fornece uma introdução prática e holística às estratégias e habilidades que podem levar a negociações de sucesso na vida pessoal e nas transações de negócios.
Fonte: Conteúdo da revista Época Negócios on line.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.