POR QUE TOYOTA E HONDA VENCEM NA CRISE

IMG_7765Os períodos de crise fazem surgir os verdadeiros campeões. Nos momentos de expansão do mercado, muitos parecem surfar tranquilamente e se beneficiar, sem muita preocupação com clientes, desperdícios e redução de custos, por exemplo. Porém, quando o cliente foge ou se torna mais crítico, as coisas mudam muito.

Parece ser o caso do mercado automotivo no Brasil nos primeiros três meses do ano. As vendas de automóveis tiveram queda de mais de 17% em relação ao ano anterior.

Mas a Toyota e a Honda conseguiram não apenas ampliar sua fatia de mercado, mas também exibir aumentos reais de vendas. Parecem não sentir a crise como outras concorrentes. Tiveram crescimento nas vendas de mais de 12% nos primeiros três meses do ano.

O que faz tais empresas conseguirem esses resultados tão expressivos em um período de enorme declínio?

Ashampoo_Snap_2015.06.19_15h41m20s_002_

AMBAS TEM ESTRATÉGIAS PARECIDAS E SISTEMAS DE GESTÃO SEMELHANTES.

Alguns dos elementos que as tornam tão especiais:

– Obsessão pela QUALIDADE. As duas lideram as pesquisas de satisfação dos clientes, não apenas com os produtos em si e sua durabilidade, como também com os serviços oferecidos pelas concessionárias e elevado valor de revenda.

– Grande preocupação com a EFICIÊNCIA e CUSTOS.

– RELAÇÕES DE CONFIANÇA de longo prazo com concessionárias e fornecedores.

– Estratégia focada em POUCOS PRODUTOS e BAIXOS VOLUMES, com incrementos graduais, para poder garantir os elevados níveis de qualidade e eficiência e também enfrentar as oscilações do mercado.

Desse modo, na contramão do setor, essas duas empresas estão ocupando plenamente a sua capacidade produtiva neste momento e, ainda, estão investindo em ampliações.

Tanto Toyota quanto Honda têm tido uma estratégia consistente de crescimento lento, com foco em VALOR para os clientes, e no desenvolvimento de CAPACITAÇÃO local em manufatura, engenharia etc.

Muitas empresas buscaram copiar os modelos de gestão das duas montadoras. Porém, a mudança essencial na FILOSOFIA DE GESTÃO e no modo de pensar e fazer as coisas ainda não foi feita.

Toyota e Honda não são empresas perfeitas, mesmo porque isso não existe. Mas seus desempenhos recentes contrastam radicalmente com o desempenho de muitas empresas.

Por José Roberto Ferro. Adaptação, ilustração: Ricardo Apolinário

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.