

Infiltração é um problema comum e várias vezes bem grave em muitas casas. Dessa forma, pode causar danos significativos à estrutura e ao acabamento da construção.
Quem já passou por essa situação, sabe que não é nada simples. Em suma, é fundamental agir rapidamente para evitar que o problema se agrave.
Mas, o que fazer quando descobrir o problema?
Origem da infiltração

“Pode ser por um vazamento no telhado, rachaduras nas paredes ou problemas nas tubulações de água ou esgoto, por exemplo”, explica o bombeiro hidráulico, Valdeci Jesus de Paula, da Hidrochok.
Ele reitera que identificar a origem da infiltração é fundamental para que o problema seja resolvido de forma efetiva.
Profissional qualificado
Em seguida, contrate um profissional especializado para realizar o reparo. Dependendo da origem da infiltração, pode ser necessário contratar um encanador, um eletricista ou um especialista em telhados.
“É importante escolher um profissional qualificado e experiente para garantir que o reparo seja realizado de forma adequada”, destaca o corretor de imóveis, que hoje atua em Portugal, Juliano Hubner. Assim, complementa, “evitar uma dor de cabeça maior”.
Rapidez
Realize o reparo o mais rápido possível. “Para evitar que a infiltração cause danos maiores à estrutura e ao acabamento da construção”, reafirma Valdeci.
Além disso, a infiltração pode causar problemas de saúde, como mofo e bolor, que podem afetar a qualidade do ar interno e causar problemas respiratórios, destaca a médica Juliana Lenzi. “Pode desencadear alergia, aparecer sintomas nasais (coceiras, espirros e corrimento) e oculares (coceira e vermelhidão), tosse e mesmo falta de ar”, enumera a médica.
Prevenção
Após realizar o reparo, é importante tomar medidas preventivas para evitar futuras infiltrações. Então, inclua manutenções regulares na estrutura da casa, instalação de sistemas de drenagem adequados e utilização de materiais de construção de qualidade.
Leia mais:
Saiba como prevenir ou acabar com o mofo em casa
Por Letícia Vieira e Luciene Araujo