Painel Buy ES
Painel sobre Turismo Capixaba reúne especialistas e empresários no Buy ES. Imagem: Thiago Oliveira/Folha Vitória

Das montanhas ao litoral, da gastronomia aos patrimônios históricos, o Espírito Santo possui um território rico e cheio de oportunidades. Essa aptidão foi um dos focos do Buy ES, evento realizado nesta segunda-feira (1) pela Rede Vitória em parceria com a Apex, com o painel “Do mar às montanhas: as novas rotas do turismo capixaba.”

O CEO da companhia de viagens CVC, Fábio Godinho, afirma que este potencial vem sendo reconhecido pelos viajantes.

O Espírito Santo tem tudo para, nos próximos cinco anos, estar entre os 10 maiores destinos turísticos do Brasil

Fábio Godinho, CEO da companhia de viagens CVC

Godinho ainda destaca: “O Espírito Santo hoje é o 21º destino mais vendido dentro das empresas da CVC Corp. Está crescendo 25% acima da média, já que era o 33º no ano passado.”

Mas, afinal, o que é preciso para conquistar este patamar?

Caminhos para o turismo capixaba

Para Bruno Marques, sócio do Projeto Parques de Vitória, a melhor estratégia para fomentar as visitas aos destinos capixabas é investir em atrações diversificadas para atrair diferentes públicos.

“O turismo é feito de conjunto de atrativos. Um destino não decola com apenas um equipamento relevante”, ressaltou.

Além disso, Renan Chieppe, vice-presidente do Grupo Águia Branca destacou a importância de investimento e divulgação. Segundo ele, estes são pilares essenciais para a consolidação de um destino.

“O turismo é uma oportunidade, mas precisa entrar na pauta estratégica de longo prazo. Não adianta programação de um ano para o outro. Tem que ser plano de estado, com sequência de 1, 5, 10 anos”, afirmou.

Buy ES

O Buy ES é um encontro que marca um movimento para consolidar o Espírito Santo como uma das economias mais competitivas do país. Pensando nisto, o tema deste ano é “DNA Capixaba: legado que constrói o futuro”.

Com realização da Apex e da Rede Vitória, o evento reúne no Cais das Artes, em Vitória, nomes do mercado, indústria e administração pública para debater o futuro econômico capixaba.

Aline Gomes

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa e estudante de Publicidade e Propaganda na Unopar, atuou como head de copywriting, social media, assessora de comunicação e analista de marketing. Atua no Folha Vitória como Editora de Saúde desde maio de 2025.

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa e estudante de Publicidade e Propaganda na Unopar, atuou como head de copywriting, social media, assessora de comunicação e analista de marketing. Atua no Folha Vitória como Editora de Saúde desde maio de 2025.