O Espírito Startups, primeiro reality de negócios do Espírito Santo, chega a sua metade com uma sequência de apresentações marcadas por inovação, tecnologia e propostas ousadas.
As startups que entram na disputa no terceiro episódio são: Greenway, Manda
Pro Financeiro e Zapizi. No segundo episódio, quem garantiu a vaga na grande final foi a Data Source Expert, que se junta a Eva Desk, vencedora da estreia.
O terceiro episódio vai ao ar, no próximo sábado (23), às 14h, na TV Vitória | RECORD, logo após o Balanço Geral. Como nos episódios anteriores, três startups sobem ao palco e têm apenas três minutos para apresentar seus negócios e responder às perguntas dos jurados. Apenas uma delas seguirá para a final, onde será definida a vencedora da temporada.
O prêmio é de R$ 500 mil, dividido entre um aporte financeiro de R$ 100 mil da Apex Partners, serviços de consultoria do HUGB (Hub de Inovação do Grupo Buaiz) e um pacote de mídia oferecido pela TV Vitória, ambos avaliados em R$ 200 mil.
CONHEÇA AS STARTUPS QUE VÃO DISPUTAR O TERCEIRO EPISÓDIO
Greenway
A Greenway surgiu com uma proposta ousada: remover carbono da atmosfera e convertê-lo em um recurso útil para a cadeia produtiva. A startup aposta na circularidade do carbono, utilizando tecnologia para extrair o gás poluente do ar e transformá-lo em aditivo para ração de ruminantes. O processo, segundo os fundadores, contribui diretamente para a redução da emissão de metano entérico, um dos gases de efeito estufa mais potentes, emitido pelos bovinos.
A empresa está na fase de prototipagem e pretende utilizar os recursos do programa para desenvolver a sua primeira “árvore” de captura de carbono, além de apresentar a solução em escala nacional e internacional. Para os sócios, a visibilidade conquistada ao longo do reality representa uma oportunidade estratégica para validação da ideia, parcerias e futuros investimentos.
“A Greenway é uma startup que remove carbono da atmosfera. A gente utiliza tecnologia para combater as mudanças climáticas e, com isso, gera créditos de carbono que podem ser comercializados no mercado externo”, explicou um dos fundadores, Israel Pestana.
Com o alcance do programa, outras pessoas podem se interessar pela nossa solução, fazer parcerias e até investir no negócio, completou uma das fundadoras, Marina Crico.
Manda pro Financeiro
A Manda pro Financeiro atua oferecendo serviços de gestão financeira como uma assinatura recorrente. A proposta da startup é simplificar o controle financeiro de pequenas e médias empresas, unindo equipe especializada e tecnologia proprietária. Os dados são consolidados em relatórios e enviados aos clientes de forma prática, inclusive por WhatsApp, com foco em agilidade e personalização. O modelo funciona como uma terceirização completa do setor financeiro a um custo acessível.
Durante o reality, os sócios destacaram como a experiência os ajudou a aprimorar a comunicação e a forma de apresentar a solução. A expectativa agora é utilizar o prêmio para realizar melhorias no produto e na comunicação, buscando atender nichos específicos como publicidade, arquitetura e engenharia.
O Brasil é bem difícil, a gente tem muita coisa pra lidar. E o financeiro acaba ficando em segundo plano. Quanto mais pessoas souberem que existem soluções simples, melhor, afirmou um dos fundadores, Dhan Sugui.
Zapizi
A Zapizi desenvolveu uma solução de pagamento digital que libera produtos ou serviços de forma imediata após o pagamento. Voltada para pontos de venda automatizados, a startup aposta na alta conectividade de suas máquinas para garantir transações rápidas e confiáveis. O diferencial está na integração tecnológica que permite às empresas manterem as operações rodando com eficiência, mesmo em ambientes com infraestrutura limitada.
A startup encara o reality como uma chance de fortalecer o relacionamento com o público e entender melhor as dores dos consumidores.
“Queremos trazer a opinião do consumidor da ponta para dentro da empresa. Isso é essencial para aperfeiçoar a solução”, disse um dos fundadores, Silas de Moraes.
Com o prêmio, vamos investir em distribuidores e fabricantes parceiros para escalar ainda mais a operação de forma saudável, completou.
Entenda a dinâmica do programa
Ao todo, nove startups foram selecionadas para participar do reality Espírito Startups. As startups escolhidas passaram por uma pré-seleção da BButton e por um comitê composto pelo Folha Business, Apex e o Hub de inovação do Grupo Buaiz (HUGB). A seleção seguiu critérios objetivos, que incluíram a rentabilidade do modelo de negócio, a capacidade do time fundador e o impacto social da solução proposta.
Em cada episódio, três startups disputam entre si por uma vaga na final. Cada uma terá três minutos para apresentar seu pitch, uma exposição direta e concisa do negócio. Apenas uma delas avança para a última etapa do programa, quando será definida a grande vencedora da temporada.
Após os pitches, as startups ainda enfrentam uma rodada de perguntas dos jurados. A bancada é composta por três jurados fixos, que participam de todos os episódios e da final, além de duas cadeiras rotativas, ocupadas por convidados diferentes a cada programa. São empresários e executivos com experiência sólida em tecnologia, inovação e em diversos setores da economia. Ao fim das apresentações e da sabatina, a banca define qual das três participantes segue para a grande final.
Não perca!
O próximo episódio do Espírito Startups vai ao ar, no dia 23 de agosto, às 14h, na tela da TV Vitória, logo após o Balanço Geral. Com novas startups na disputa e a reta final se aproximando, o programa promete mais uma rodada de apresentações decisivas, inovação e muita competitividade.