FELIZ ANO NOVO – O que vai além do Champagne? FELIZ ANO NOVO – O que vai além do Champagne? FELIZ ANO NOVO – O que vai além do Champagne? FELIZ ANO NOVO – O que vai além do Champagne?
FELIZ ANO NOVO - O que vai além do Champagne?

Chegamos ao final de 2019 enfrentando um ano cheio de obstáculos, problemas globais e locais e outros desafios igualmente importantes para a sobrevivência e ou crescimento das organizações. Agora é a hora de exercermos o habitual otimismo de final de ano potencializando nossos desejos pessoais e empresariais visando um 2020 repleto de boas oportunidades.

Em meio as festas e comemorações, muito justas por sinal, provocamos o “cair da ficha”, ou seja, até quando vamos sustentar nosso otimismo após o efeito dos brindes se passar?

Fizemos um quadro para checar nosso propósito e dar consistência aos nossos desejos de FELIZ 2020. Talvez estejamos sendo racionais demais, mas a intenção é boa e válida – precisamos transformar sonhos em planos, objetivos, metas e principalmente, em RESULTADOS, não é mesmo? Vamos ao quadro:

Em meio aos festejos você disse para os amigos “este ano de 2020 teremos o melhor resultado de vendas dos últimos 5 anos”. Você externalizou um sentimento verdadeiro a partir da experiência acumulada de décadas na liderança da empresa.

A proposta agora é dar consistência às visões, sonhos e desejos, e isto se faz com método, dedicação, comprometimento e liderança – do alto executivo até o funcionário da linha de frente.

O tema básico da figura é o PLANEJAMENTO – Onde estamos e onde queremos chegar. Alguns pontos são fundamentais neste momento:

1. PLAN – O planejamento intrínseco nos leva a questionar nossa capacidade e conhecimento do mercado/clientes. Esta avaliação está sendo bem feita? Retorna ao processo empresarial onde é decodificada e executada de acordo com as necessidades do mercado? Existem estudos internos que focam o “encantamento do cliente” via melhorias e inovação?

2. PROJ – As instalações estão dimensionadas de forma correta e que possibilite melhorias constantes na produtividade e agregação de valor ao cliente?

3. EXEC – A execução do produto ou serviço é livre de perdas, desperdícios em geral? Gerenciamos a qualidade no processo ou apenas na inspeção final?

4. USO – Temos mecanismo de comunicação interativa com os clientes de forma a permitir a avaliação do desempenho do produto ou serviço no pós venda? Este desempenho medido serve para melhorar nossos processo, produtos e serviços de forma contínua?

Enfim, de forma resumida (estamos apenas começando o 2020) a proposta é juntar a emoção do momento festivo com a razão da realidade que nos cerca. Os dois devem andar e mãos dadas.

Concluindo e voltando a verdadeira emoção do momento mágico, nossos desejos do Gestão e Resultados, de um ANO DE 2020, repleto de boas notícias, bons projetos, muita saúde e coragem para enfrentarmos os novos desafios.

Avante!

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.