Festival Colibri inicia no Dia Mundial da Propaganda Festival Colibri inicia no Dia Mundial da Propaganda Festival Colibri inicia no Dia Mundial da Propaganda Festival Colibri inicia no Dia Mundial da Propaganda

Festival Colibri inicia no Dia Mundial da Propaganda  – Nesta terça feira, dia 4 de dezembro, é comemorado o Dia Mundial da Propaganda.  Justo nesta  data, o Sinapro-ES – Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Espírito Santo, inicia oficialmente a  2ª edição do Festival Colibri  que termina no dia 6, quinta feira, com a cerimônia de premiação das agências vencedoras da 26ª edição do Prêmio Colibri, com festança no IlhaShows, com a presença da banda mineira Pato Fu. Todos os detalhes do festival e da festa de encerramento estão no site www.festivalcolibri.com.br.  

Especialistas do Clube de Criação no Festival Colibri – Profissionais do Clube de Criação do Espírito Santo, o CCES, irão falar para os estudantes de comunicação, design e marketing na 26ª edição do Prêmio Colibri, que acontece nos dias 4 e 5 de dezembro na Pedra da Cebola. No primeiro dia do evento, o redator da agência Ampla, Emerson Tononi, discorrerá sobre o processo de criação do redator publicitário. Já o coordenador da MP Publicidade, Gustavo Mendonça, falará sobre o mercado de trabalho. No segundo dia, é a vez do colunista e analista de marketing da Rede Gazeta, Daniel de Amorim, e do diretor comercial da E-Brand, Rafael Andaku, falarem.

Festival Colibri 2012 aborda sustentabilidade – O 2º Festival Colibri, principal evento do mercado publicitário capixaba, acontece nos dias 4 e 5 de dezembro, em novo endereço, a Pedra da Cebola. O Festival, que abriga o 26º Prêmio Colibri, é inspirado em grandes festivais nacionais, como o de Gramado, e internacionais, como o Cannes, e terá  programação cultural que inclui exposições, ações de entretenimento, além de palestras com profissionais renomados da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). De acordo com o organizador do evento, o publicitário Rafael Phoca, (foto) o Colibri deste ano vem com duas novidades. “O primeiro é a temática, que vai abordar o meio ambiente como argumento no marketing e na publicidade, com o objetivo de avaliar o comportamento das empresas que são ecologicamente corretas apenas no conceito. Além disso, os participantes poderão assistir às palestras de profissionais de uma das mais conceituadas instituições de propaganda e marketing do país, a ESPM”, conta Phoca. 

Festival Colibri 2012 aborda sustentabilidade  – O Festival Colibri, que é uma realização do Sinapro-ES, convida a sociedade para discutir e preparar o mer¬cado publicitário para não causar um efeito inverso no posiciona¬mento da comunicação verde de seus clientes, produtos e serviços. Para abordar o tema,  a apresenta¬ção de uma pesquisa realizada pela Market Analysis, especializada em sustentabilidade e responsabilidade corporativa. A ideia é mostrar que a sociedade espera um posicionamento transparente dos empresários e não aceita mais o Greenwash, termo conhecido no Brasil como Maquiagem Verde.  Na opinião do presidente do Sinapro, Luiz Roberto Cunha,(foto) a ideia de levar o festival para a Pedra da Cebola vai de encontro com a temática do evento. Além disso, ele espera que o Colibri contribua de forma positiva para os profissionais locais. “Espero que leve conhecimento e conteúdo para o mercado da comunicação no estado, funcionando como um estímulo. Dessa forma, empresas e colaboradores saem ganhando e aquecem a concorrência, que é saudável nesta área”, avalia.

A programação do Festival Colibri 2012 – O primeiro dia do festival começa com workshops dos profissionais do Clube de Criação do Espírito Santo, o CCES, que irão falar para os estudantes de comunicação, design e marketing.  O redator da agência Ampla, Emerson Tononi, discorrerá sobre o processo de criação do redator publicitário. Já o coordenador da MP Publicidade, Gustavo Mendonça, falará sobre o mercado de trabalho.  Nesse dia também acontecerão palestras abertas para os visitantes. A primeira é sobre Economia Criativa e será ministrada pela Secretaria de Cultura do Espírito Santo, a Secult. O objetivo é debater sobre as novas formas de pensar as atividades do cotidiano, com engajamentos coletivos. Em seguida, haverá a apresentação sobre o Greewash com os especialistas da Market Analysis, Thayse Neves e Bruno Barreiros. 

A programação do Festival Colibri 2012 – A última palestra do primeiro dia é sobre Publicidade Sustentável e será ministrada pelo jornalista Caco de Paula, (foto) que trabalhou em grandes veículos nacionais e hoje dirige o núcleo dedicado ao portal Planeta Sustentável, que produz a revista eletrônica National Geographic Brasil. Após sua apresentação, ocorrerá a solenidade de abertura e a divulgação da primeira parte do Shortlist, a lista de premiados. Ambos contarão com a presença de membros do Sinapro e de autoridades. Por fim, haverá programação cultural no palco externo.

A programação do Festival Colibri 2012 – O segundo dia do evento começa com a segunda parte do workshop realizado pelo Clube de Criação e conta com as presenças do colunista e analista de marketing da Rede Gazeta, Daniel de Amorim, e do diretor comercial da E-Brand, Rafael Andaku. (foto) As palestras desse dia são direcionadas a todos os visitantes e serão ministradas por três especialistas da Escola Superior de Propaganda e Marketing, a ESPM. O pesquisador Carlos Alberto Messeder discorrerá sobre o impacto do ambiente de negócios e da mídia na comunicação corporativa. Já a publicitária Luiza Cavalheiros tratará sobre os caminhos da criação no universo da comunicação integrada. E para falar sobre produção audiovisual para mídias sociais, o evento recebe a especialista Veronica Bidart de Castro Machado.  Para fechar o ciclo de palestras, o festival contará com a presença do renomado designer e fundador da Tátil Design de Ideais, o publicitário Fred Gelli que  falará sobre o futuro da Biomimética, uma área da ciência que procura estimular novas ideias para produzir sistemas sintéticos similares aos encontrados nos sistemas biológicos.

A programação do Festival Colibri 2012 –  Os participantes do festival terão acesso a ferramentas tecnológicas. Uma delas é um aplicativo exclusivo do Colibri para celulares que possuem os sistemas operacionais iOS e Android. O objetivo é divulgar todas as peças inscritas e a lista dos ganhadores nos dias do evento. O usuário poderá visualizar e compartilhar as peças pelas redes sociais. Além disso, a grade de atividades com palestras, oficinas e shows também ficará disponível. “Haverá um ‘bolão’ para que as pessoas votem nas peças inscritas no Prêmio Colibri. Quem fizer mais pontos ganhará ingressos para o show de encerramento”, conta Rafael.  Outras ferramentas tecnológicas ficarão disponíveis no dia do evento. Uma delas é o Joyphone, que permite interatividade em tempo real com campanhas publicitárias usando qualquer tipo de telefone celular, até os mais antigos. 

A programação do Festival Colibri 2012 – Para testar a tecnologia, um quiz interativo com perguntas sobre o festival e outros temas do Espírito Santo ficará disponível no evento. O objetivo é fazer com que quatro participantes respondam as perguntas no menor tempo possível, usando seus respectivos celulares. Cada jogador será identificado pelo número e isso gera um ranking. Além dessa interatividade, o Joyphone levará para o evento uma nuvem de tags gigante. Os participantes discam para o número do telefone associado à nuvem de tags e falam palavras aleatórias que serão reconhecidas e enviadas para o dispositivo que irá exibi-las. “O termo enviado pelo maior número de participantes ganhará destaque no meio dos outros recebidos pela nuvem. A iniciativa busca mostrar o que os visitantes pensam sobre o evento”, lembra o organizador. 

A programação do Festival Colibri 2012 – O festival é um evento aberto ao público em geral. Somente os workshops ministrados pelo Clube de Criação serão destinados para os estudantes de comunicação, design, marketing e negócios em geral. Os alunos interessados em participar podem ser inscrever através do site do evento, que é o www.festivalcolibri.com.br.  As inscrições acontecem do dia 21 de novembro ao dia 5 de dezembro.  A premiação das agências acontece no dia 6 de dezembro, quinta-feira, com festa no Ilha Shows, casa de shows localizada na Praia do Canto. Após a cerimônia de entrega dos troféus para os ganhadores, que será um evento fechado, haverá show de encerramento com a banda mineira Pato Fu.  O show será aberto ao público, mediante pagamento de ingresso.


As peças inscritas no Prêmio Colibri 2012 – na 26ª edição do Prêmio Colibri, 27 agências inscreveram peças e campanhas totalizando 497 peças. A agência MP Publicidade foi a que teve maior numero de peças inscritas, totalizando 60 inscrições, seguida pela agência A4 com 42 inscrições. A agência Danza inscreveu 40 e a Fire inscreveu 39 peças. No quadro o leitor poderá ter em detalhes o numero total de peças que cada agência inscreveu, além de ver em que categorias são estas inscrições.