
Há uma questão básica para a melhoria da Qualidade e Produtividade na empresa e esta questão passa pela disponibilidade de pensamento estruturado, ou seja, de tempo para PENSAR e AGIR. Os gerentes de uma forma geral vivem atulhados de problemas no dia a dia que eles mesmos denominam de tralhas, pepinos, abacaxis, batatas quentes… enfim, de uma enorme coleção de problemas urgentes, muitas vezes sem importância, que minam sua capacidade de liderar. Quando a liderança se esvai em termos de comportamento é que entra a figura do chefe – aquele mesmo que você já conhece, o “tudo prá ontem”, vamos que vamos, quem manda aqui?, etc e tal.
Nossa conversa hoje concentra-se na gestão da rotina como base para se introduzir eficiência (fazer certo as coisas) como base para se obter tempo útil para a eficácia (inovar e diferenciar fazer certo as coisas necessárias para o crescimento da empresa).
Apresentaremos a seguir uma estrutura baseada no pensamento do consultor Vicente Falconi, membro da nossa Academia Brasileira da Qualidade – ABQ, que por sua vez foi inspirado de forma profunda pelo método de gestão japonês e seus gurus mais ativos e famosos.
Vejamos o método integrado da Gestão da Rotina com base no PLAN – DO – CHECK – ACTION (PDCA):



No início é provável que os gerentes tenham mais trabalho intelectual e de liderança junto aos colaboradores para implantar esta nova rotina. É como aprender a dirigir um carro – no início são várias funções e tarefas a serem apreendidas e executadas, mas com o passar do tempo as tarefas ditas complexas passam a fazer parte da atividade cognitiva do motorista e a partir daí tudo fluí com segurança e qualidade. O gerente passa então a usar sua sensibilidade aguçada para, através dos sinais estabelecidos, conduzir as operações e projetos de forma tranquila poupando TEMPO, que será usado e aplicado nas atividades fundamentais de MELHORIAS e Inovações no seu departamento e toda a empresa.
Pontos chaves: Gerenciar a rotina, educar e treinar colaboradores, Controlar desempenhos e ter tempo para a Inovação através de uma gestão competente (Eficiência + Eficácia).
Reflexão – Fernando Pessoa, um dos maiores poetas da língua Portuguesa.
