Gestão da Rotina – fundamentos da gestão eficaz Gestão da Rotina – fundamentos da gestão eficaz Gestão da Rotina – fundamentos da gestão eficaz Gestão da Rotina – fundamentos da gestão eficaz
Gestão da Rotina - fundamentos da gestão eficaz

Há uma questão básica para a melhoria da Qualidade e Produtividade na empresa e esta questão passa pela disponibilidade de pensamento estruturado, ou seja, de tempo para PENSAR e AGIR. Os gerentes de uma forma geral vivem atulhados de problemas no dia a dia que eles mesmos denominam de tralhas, pepinos, abacaxis, batatas quentes… enfim, de uma enorme coleção de problemas urgentes, muitas vezes sem importância, que minam sua capacidade de liderar. Quando a liderança se esvai em termos de comportamento é que entra a figura do chefe – aquele mesmo que você já conhece, o “tudo prá ontem”, vamos que vamos, quem manda aqui?, etc e tal.

Nossa conversa hoje concentra-se na gestão da rotina como base para se introduzir eficiência (fazer certo as coisas) como base para se obter tempo útil para a eficácia (inovar e diferenciar fazer certo as coisas necessárias para o crescimento da empresa).

Apresentaremos a seguir uma estrutura baseada no pensamento do consultor Vicente Falconi, membro da nossa Academia Brasileira da Qualidade – ABQ, que por sua vez foi inspirado de forma profunda pelo método de gestão japonês e seus gurus mais ativos e famosos.

Vejamos o método integrado da Gestão da Rotina com base no PLAN – DO – CHECK – ACTION (PDCA):

GAF_2017.08.27_11h09m43s_020_PLAN – Aqui vemos o “onde estamos e onde queremos chegar”. Nota-se no contexto amplo da abordagem a importância dos controles gerenciais a partir da determinação dos planos, padrões, procedimentos e projetos que determinam a rotina da empresa e ao mesmo tempo as ferramentas que vão garantir a caminhada rumo aos objetivos. Todas as áreas, lideres e colaboradores, devem estar prontas, envolvidas e comprometidas. As premissas de sustentabilidade, eliminação dos desperdícios, estabilidade e melhoria dos procedimentos, planejamento e novos projetos devem estar muito claros para todos os colaboradores.

GAF_2017.08.27_11h11m15s_021_DO, CHECK – A execução e controle passa pela disciplina, educação (cultura Kaizen, por exemplo) e treinamento nos padrões e procedimentos (O quê, e Como). Na etapa da execução (DO), aplica-se também o conceito do PDCA no controle “in process”, ou seja, a qualidade sendo avaliada no momento da execução da tarefa. Na etapa do Check se faz o controle e acompanhamento de todo o plano da gerência e também da condução dos projetos Kaizen.

GAF_2017.08.27_11h11m46s_022_ACTION – Na avaliação ocorrida na etapa do Controle vamos perceber que os problemas ocorrem a partir de falhas no processo (desvios, perdas, variabilidade, etc) e estas condições podem estar ligadas ao fato dos executores não seguirem os procedimentos estabelecidos. Não sendo constatada esta situação é necessário AGIR no processo para, através de uma análise profunda encontrar as causas dos problemas apontados no controle. Feitas as correções e respectivas melhorias talvez seja necessário alteração nos procedimentos para garantir que a rotina esteja estabilizada.

No início é provável que os gerentes tenham mais trabalho intelectual e de liderança junto aos colaboradores para implantar esta nova rotina. É como aprender a dirigir um carro – no início são várias funções e tarefas a serem apreendidas e executadas, mas com o passar do tempo as tarefas ditas complexas passam a fazer parte da atividade cognitiva do motorista e a partir daí tudo fluí com segurança e qualidade. O gerente passa então a usar sua sensibilidade aguçada para, através dos sinais estabelecidos, conduzir as operações e projetos de forma tranquila poupando TEMPO, que será usado e aplicado nas atividades fundamentais de MELHORIAS e Inovações no seu departamento e toda a empresa.

Pontos chaves: Gerenciar a rotina, educar e treinar colaboradores, Controlar desempenhos e ter tempo para a Inovação através de uma gestão competente (Eficiência + Eficácia).

Reflexão – Fernando Pessoa, um dos maiores poetas da língua Portuguesa.

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Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.