Inovação e Políticas Públicas – caminhos que prometem bons resultados Inovação e Políticas Públicas – caminhos que prometem bons resultados Inovação e Políticas Públicas – caminhos que prometem bons resultados Inovação e Políticas Públicas – caminhos que prometem bons resultados
Inovação e Políticas Públicas - caminhos que prometem bons resultados

Lançado na última sexta feira (14/06) publicação IPEA na forma de livro que reúne casos de inovação em políticas públicas. No final do texto o leitor poderá acessar via link o arquivo do livro em pdf para leitura e estudo dos vários casos apresentados pelo organizador e sua equipe.

Design Thinking, laboratórios de inovação e gamificação são algumas das estratégias utilizadas na administração pública nacional

Tão importante quanto apostar na criatividade nas organizações é desenvolver as capacidades para transformar boas ideias em práticas de inovação. É a partir dessa premissa que a obra Inovação e Políticas Públicas: Superando o Mito da Ideia – lançada nesta sexta, 14/06, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) – traz para debate métodos e abordagens de inovação a partir de casos concretos do setor público.

Ferramentas como design thinking, metodologias ágeis, cocriação, laboratórios de inovação, prototipagem e gamificação já vem sendo utilizadas pela administração pública. “A implementação das ideias inovadoras não é tarefa trivial, trata-se de processo de coprodução gradual, complexo e multicausal, cujos componentes de suor e esforço são tão ou até mais importantes que os de genialidade”, explica Pedro Cavalcante, organizador da publicação e coordenador de Governança e Capacidades Estatais do Ipea.

Segundo o pesquisador, há uma disseminação da cultura de inovação no setor público, o que pode ser comprovado com o aumento de laboratórios de inovação. A publicação mostra que nos últimos quatro anos houve um crescimento significativo dos laboratórios de inovação que, apesar de distribuído de maneira desigual entre os estados, possui alto grau de formalização em suas criações. A maioria foi implementada pelos governos com espaço físico próprio e composta por pequenas equipes, embora interdisciplinares.

As experiências bem-sucedidas relatadas no livro permitiram identificar o papel que os servidores públicos desempenham na implementação das inovações. A conclusão foi que os servidores são os protagonistas, na medida em que atuam desde o início como idealizadores, formadores e coordenadores dos processos de co-criação, o que propicia a continuidade e perenidade fundamentais em projetos de inovação.

Fonte: IPEA

Confira o livro Inovação e Políticas Públicas: Superando o Mito da Ideia

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.