INOVAÇÃO em Geração/Entrega de Energia em situações de desastre INOVAÇÃO em Geração/Entrega de Energia em situações de desastre INOVAÇÃO em Geração/Entrega de Energia em situações de desastre INOVAÇÃO em Geração/Entrega de Energia em situações de desastre
Toyota e Honda iniciam testes de demonstração de um sistema móvel de geração/entrega de energia, voltado ao fornecimento seguro de eletricidade em situações de desastre
Tóquio, JAPÃO, 31 de agosto de 2020 – A Toyota Motor Corporation (Toyota) e a Honda R&D Co., Ltd. (Honda) irão criar um sistema móvel de geração/entrega de energia, intitulado Moving e, que consiste em um ônibus movido a célula de combustível (fuel cell), que pode carregar uma grande quantidade de hidrogênio, aparelhos portáteis externos de entrega de energia e baterias portáteis. As empresas darão início aos testes demonstrativos da capacidade do sistema de entregar eletricidade a qualquer hora e em qualquer lugar.
Quando uma rede elétrica é danificada durante um desastre, como tufões e tempestades, a população sofre com a interrupção do fornecimento de energia para as residências e centros de evacuação. A fim de encontrar uma solução para essa questão, Toyota e Honda estão reunindo suas tecnologias para criar um dispositivo móvel de geração/entrega de energia com o objetivo de fornecer eletricidade para as pessoas.

Tendo a mobilidade como diferencial, o Moving e pode ser utilizado como um sistema phase-free*, fase-livre na tradução literal, que pode ser utilizado tanto em tempos de desastre para apoiar o fornecimento de energia em áreas afetadas, bem como em situações normais de rotina, como o fornecimento de energia para um evento, por exemplo. Por meio dos testes de demonstração, as duas empresas poderão confirmar as reais necessidades das pessoas e verificar a usabilidade do sistema.

O Moving e consistirá em:

• Ônibus de estação de carregamento fuel cell da Toyota (Toyota’s CHARGING STATION fuel cell bus)
• Dispositivo de entrega de energia externa portátil – Power Exporter 9000 – da Honda
• Dois tipos de baterias portáteis da Honda: LiB AID E500 e Honda Mobile Power Pack (MPP)
• Carregador Honda Mobile Power Pack Charge & Supply Concept para MPP
A CHARGING STATION, carregada com todo o equipamento, será conduzida até o lugar e o Moving e fornecerá eletricidade em locais reais. Mais especificamente, os dispositivos portáteis de entrega de energia externa e as baterias portáteis serão usados para retirar a eletricidade do ônibus de célula de combustível, que serve como fonte de energia, e fornecer eletricidade para as aplicações elétricas.

Desenvolvido com base na versão anterior do Toyota FC Bus, o ônibus de célula de combustível CHARGING STATION é equipado com o dobro de tanques de hidrogênio de alta pressão, que aumentam significativamente a quantidade de hidrogênio que pode ser transportado, permitindo à CHARGING STATION um alto rendimento e grande capacidade de geração de energia (gera 454 kWh com saída máxima de 18 kW).

Em caso de queda de energia durante um desastre, esta grande capacidade permite ao Moving e fornecer eletricidade em áreas internas, como um centro de evacuação, bem como no interior de veículos, armazenando a eletricidade gerada pela CHARGING STATION em baterias portáteis de grande capacidade, nomeadas Honda Mobile Power Packs e LiB AID E500 por meio do Power Exporter 9000.

Além disso, com um espaço onde as pessoas podem relaxar, a CHARGING STATION pode servir não apenas como meio de transporte, mas também como local de descanso em tempos de desastre.

As duas empresas irão verificar a eficácia do Moving e como um sistema phase-free* em diversas formas de uso por municípios e empresas que preencham as condições necessárias e estão dispostos a cooperar com os testes.

* Phase-free / Fase-livre: O conceito de utilizar os mesmos produtos e serviços não apenas em tempos normais, mas também em tempos de emergência, eliminando o conceito de duas fases diferentes, tempo normal e tempo de emergência.

Informações adicionais com Aline Cerri, [email protected] e Tassia Rodrigues, [email protected]
Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.