Lendo o artigo de Ricardo Fasti publicado no site da Revista Exame senti a agradável sensação de ter um texto claro e objetivo sobre o assunto da INOVAÇÃO. De uma forma geral, muitos especialistas e estudiosos tem abordado o tema com uma infinidade de termos estrangeiros numa erudição que visa muitas vezes apenas demonstrar um certo conhecimento técnico para impressionar os leitores. Fasti aborda com simplicidade e objetividade o que já havíamos constatado na prática empresarial, ou seja, inovar é na essência uma sacrossanta curiosidade (termo de Einstein) na busca de melhorias constantes (Kaizen japonês) em processos e produtos para atender ou superar a expectativa do cliente.
Vejam o texto de Ricardo Fasti: É importante recordar que inovação não é um fenômeno de 20 anos para cá: ela está intrinsecamente relacionada ao Sistema Capitalista de Produção.
A máquina a vapor e o modelo de produção em linha criado por Henry Ford são dois exemplos de inovação, mas que não são fenômenos recentes. Portanto, a fonte da inovação está no próprio ecossistema econômico.Ashampoo_Snap_2015.03.06_11h22m52s_008_
A questão é como capturar as oportunidades para inovar. Muitos de vocês podem pensar que isso é um jogo para grandes empresas. Contudo, recordo que a Apple nasceu em uma garagem, assim como a HP. Tendo isso em perspectiva, qualquer empresa pode inovar.
As fontes de inovação derivam da curiosidade do empreendedor. Somente uma mente curiosa e obstinada em obter melhorias produtivas, avanços em processos, produtos ou soluções tecnológicas que atendam melhor às necessidades de clientes ou consumidores, conseguirá inovar. A inovação pode ser em processo de produção, em processos organizacionais ou em produtos novos.
O primeiro passo é:
– analisar o processo de criação de valor da empresa,
– estudar os processos de logística e produção, de comercialização, de organização, e, principalmente, os produtos e serviços oferecidos.
Segundo passo: Entendido como funcionam em detalhe, vem a pergunta:
como posso melhorar ou atender melhor a uma demanda a partir do que a empresa é hoje? Essa é a pergunta que iniciará todo o processo de inovação.
Terceiro passo: Outra pergunta que também deve ser feita pelo empreendedor:
– o que posso fazer para melhorar o atendimento dos clientes e consumidores reinventando a empresa? Claro que entre a primeira e a segunda pergunta há um abismo relacionado ao investimento financeiro e em tempo. Contudo, o critério de decisão é o retorno sobre o investimento, pois, às vezes, reinventar-se pode dar mais dinheiro do que permanecer onde se está: vejam o caso da IBM.
Concluindo: As fontes de inovação estão no olhar do empreendedor e em seu desejo de aumentar lucros de forma contínua e sustentável. É a partir dele que nasce a cultura de inovação: uma obsessiva paixão por fazer melhor, de forma mais produtiva e gerando mais valor para o cliente e, por conseguinte, maiores lucros para o empreendimento.
Fonte: Exame, Ricardo Fasti é Diretor de Desenvolvimento de Negócios da BSP – Business School São Paulo. Imagens: pesquisa internet.

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Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.