ISO 9001 - 2015 - empresas na busca da transição

A importância da Certificação ISO 9001

Para que um produto ou serviço esteja apto para comercialização é necessária uma série de certificações. O processo garante a segurança do cliente e a certeza de que o bem adquirido segue um padrão de regulamentações exigidas pelos órgãos controladores, como INMETRO, por exemplo. Da mesma forma, as empresas também são avaliadas a partir dos seus modelos de gestão. Esta é a finalidade da certificação ISO 9001.

A classificação é concedida àquelas empresas que seguem as normas de um sistema gerencial de qualidade que envolve inspeção, controle e planejamento. Com o reconhecimento, é possível afirmar que a instituição desenvolve o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da ISO 9001 em seus processos internos, garantindo a realização de frequentes auditorias para manutenção das regras. A partir disso, um técnico de qualidade auxilia na padronização dos procedimentos internos, na gestão de riscos, no apoio às informações documentadas, na definição dos métodos de mediação e monitoramento utilizados, entre outros.

Os fatores avaliados pelo SGQ são fundamentais para o desenvolvimento saudável de uma organização. Para isso, é essencial a participação de todos os colaboradores na aplicação do mecanismo no dia a dia das empresas. Uma corporação certificada gera vários pontos positivos. O relacionamento de uma equipe segura e alinhada, por exemplo, transmite de forma consciente seus conhecimentos como foco principal do negócio, ampliando as chances de atender as necessidades comerciais e conquistar novos clientes. Assim como a preparação e segurança da equipe também torna possível o aumento da receptividade durante as pesquisas e monitoramentos de satisfação.

O modelo de gestão exigido pela ISO 9001 foi revisto em 2015 para abranger seu entendimento e sua aplicação nas empresas. Elementos como um roteiro de normas e revisão os sistemas foi padronizado, bem como as necessidades e a mentalidade de risco das organizações. Qualquer empresa pode implantar o sistema de gestão, independente do seu tamanho ou setor de atuação.

A certificação reduz os custos de diversas áreas, assim como aumenta a eficiência dos processos interno, garantindo melhores oportunidades e maior competitividade frente aos mercados nacional e internacional. Para o consumidor, a grande vantagem é ser atendido por organizações que têm o objetivo satisfazê-lo de forma estruturada e focada no aumento da sua satisfação. Fonte: Administradores.com.br

Exemplo prático – Empresa capixaba executa sua transição.

A empresa Tecnoclean, situada em Vila Velha ES, pioneira em seu setor de higiene e limpeza na adoção do SGQ, foi recomendada para transição do seu Sistema de Gestão da Qualidade para a versão 2015 da norma ISO 9001 recentemente (mês de janeiro 2018).

Em busca constante por melhorias, a Tecnoclean desenvolveu durante o ano de 2017 a adequação do Sistema de Gestão da Qualidade para atender aos requisitos da versão 2015 da norma ISO 9001. A empresa já vem adotando práticas dentro do conceito da Qualidade Total nos últimos 15 anos investindo nas técnicas e ferramentas do Planejamento Estratégico, Projeto 5S, Métodos de Gestão da Qualidade, Kaizen, entre outras.

Após auditoria externa realizada pela certificadora BSI, foi concluído que o Sistema de Gestão da Qualidade da Tecnoclean está em conformidade com os requisitos da Norma ISO 9001:2015, sendo recomendada a manutenção da certificação e a transição para esta nova versão da norma.

A direção da empresa, na pessoa do seu diretor presidente, Eng. Ary Chamon, agradece seus colaboradores e parceiros que se empenharam para que este resultado fosse alcançado.

* O BSI é uma empresa de normas de negócios que ajuda as organizações a fazer da excelência um hábito – em todo o mundo. Durante mais de um século, tem-se desafiado a mediocridade e a complacência para auxiliar a incorporação da excelência na forma como as pessoas e os produtos funcionam. Isso significa mostrar às empresas como melhorar o desempenho, reduzir os riscos e alcançar um crescimento sustentável. Devido à  posição de liderança global no auxilio do aprimoramento das organizações, os clientes variam desde marcas de alto perfil a pequenas empresas locais de 172 países em todo o mundo.  Informações coletadas no site da BSI em https://www.bsigroup.com/pt-BR/Sobre-o-BSI/

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.