Jovens optam pelo consórcio em busca da casa própria Jovens optam pelo consórcio em busca da casa própria Jovens optam pelo consórcio em busca da casa própria Jovens optam pelo consórcio em busca da casa própria
Foto: Freepik
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Em um cenário econômico desafiador, onde a restrição ao crédito e juros altos se tornaram uma realidade para muitos brasileiros, o consórcio surge como uma solução atraente para jovens em busca do sonho da casa própria. Um levantamento feito entre os clientes do Mycon – primeira fintech de consórcios do Brasil, revela que 50% das pessoas entre 25 e 55 anos fecharam um consórcio para aquisição de imóveis em 2023. Essa faixa etária representa 63% da base de clientes da empresa. Já entre clientes até 34 anos, 41% compraram um consórcio para imóveis.

 

Ainda de acordo com o levantamento do Mycon, 55% dos clientes se declararam homens, 15% mulheres e 30% não informaram. O consórcio de imóvel representa 36% do volume de vendas com 36% e 70% do faturamento da empresa. Esse cenário corrobora com os dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) de que o consórcio é uma das formas de investimento mais conhecidas dos jovens de 18 a 34 anos. E com a digitalização em ascensão, o consórcio, um modelo onde um grupo de pessoas se reúne com um objetivo em comum de adquirir um bem ou serviço, tem sido evidenciado.

 

A ABAC revela ainda que o volume de créditos concedidos pelo Sistema de Consórcios cresceu quase 30% no acumulado entre janeiro e setembro de 2023. Foram mais de R$ 65 bilhões em recursos, que serão potencialmente injetados em diversos setores econômicos. 

 

VANTAGENS

A principal vantagem do consórcio é a ausência de entrada e de juros. Em vez disso, há apenas a cobrança de uma taxa de administração. Nesse contexto, as empresas especializadas oferecem planos de consórcios com taxas mais atraentes. A Mycon, por exemplo, tem taxas a partir de 9,99% por contrato, independentemente do prazo ou produto escolhido. A empresa garante que a taxa cobrada por ela é, em média, 50% menor do que as de outras administradoras, para o mesmo produto, crédito e prazo, e 10 vezes menor do que um financiamento. 

 

“Nesta jornada cada vez mais digital, os usuários buscam por autonomia, praticidade e eficiência, afinal querem realizar sonhos e nós estamos aqui para realizá-los oferecendo a melhor experiência e ótimas alternativas com flexibilidade, segurança e parcelas facilitadas” afirma Bruno Borges, CMO do Mycon.

 

    

O processo de contratar o consórcio é simples: basta acessar o site da fintech e iniciar uma conversa com o atendente virtual, que fará uma consultoria.   “Existem casos em que o Mycon indica que a pessoa não feche o consórcio. O nosso objetivo é que o cliente consiga cumprir com suas obrigações financeiras e, ao final, possa realizar o sonho de conseguir o bem ou serviço que o motivou a fazer um consórcio”, explica Borges.  

 

O processo, mesmo sendo digital, é totalmente seguro. A Lei 11.795 (Lei do Consórcio) assegura os direitos do consumidor nesse modelo de compra programada. Não há restrições para participar, todos os meses pelo menos um cliente é sorteado, e os participantes também podem acelerar a liberação do crédito ofertando um lance fixo ou livre. No momento da contemplação é feita uma análise de crédito, que ocorre em até 48 horas úteis e, em seguida, o processo segue para a liberação dos recursos. 

 

SOBRE O MYCON

Criado em 2019, o Mycon é a primeira fintech do Brasil a usar tecnologia e oferecer consórcio digital com a taxas competitivas frente a taxa de outros consórcios tradicionais. Para facilitar as chances de contemplação nos sorteios mensais, os grupos são formados por, no máximo, 999 participantes, contra a média de 4.000 oferecidos pelos consórcios ligados a instituições bancárias. O Mycon é uma Administradora de Consórcios autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e faz parte do Grupo Coimex, atuante em diversos segmentos no Brasil, com mais de 70 anos de existência. 

Alex Pandini

Repórter

Jornalista com mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.

Jornalista com mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.