KAIZEN - O desafio da Gestão focada na Melhoria Contínua

Na última terça feira, 15, estivemos na WEG Linhares para uma palestra especialmente preparada para os gestores da empresa e técnicos que participam do Curso de Pós Graduação de Engenharia da Produção que é coordenado pela FEST/UFES cuja duração vai até o final do próximo ano.

GAF_2017.08.19_23h24m46s_009_

No destaque a abertura do Gerente geral da WEG Linhares, Eduardo Hummes e presença fundamental de Marcela e Tereza que atuam na área de Gestão de Recursos Humanos.

Em resumo, a palestra abordou os conceitos do KAIZEN e sua aplicabilidade no contexto da empresa e a ligação do método com o WEG MANUFACTURING SYSTEM – WMS,  que é a versão empresarial da Manufatura Classe Mundial, ou WCM, que foca a melhoria de processo no mesmo esforço do combate rigoroso e agressivo dos desperdícios por toda a organização.

GAF_2017.08.19_22h46m09s_003_O entendimento e prática do Kaizen passa por uma mudança cultural importante onde gerentes e colaboradores, usando métodos e ferramentas da qualidade, atuam no sentido de não dar tréguas a acomodação. Essa condição pode nos levar também a um sistema colaborativo dentro da essência da Produção Lean – Produção Enxuta, como base para a melhoria da produtividade e competitividade empresarial no nível mundial.

O tema central da palestra abordou, em tom preventivo, os 10 Erros Principais do Gestor Kaizen, ou seja, reconhecer possíveis desvios no comportamento do gestor e atuar no sentido de corrigi-los e principalmente evitar que os mesmos ocorram prejudicando nosso objetivo principal, ou seja, os melhores resultados do Kaizen na empresa.

GAF_2017.08.13_15h31m25s_006_Cada um dos 10 elementos do sistema de Causas deve ser entendido, localizado e minimizado ou eliminado do comportamento gerencial da rotina diária. O entendimento dessa relação Causas e Efeito é o objetivo principal da Alta Administração, pensado na importância dos gestores no enfrentamento dos desafios e planos futuros.

Além da vasta bibliografia sobre o tema e suas variações mais importantes, destacamos o livro GEMBA KAIZEN, Uma abordagem de Bom Senso à Estratégia de Melhoria Contínua. Autor Masaaki Imai – Bookman Editora.

Do livro em pauta destacamos os fatores de sucesso do Kaizen na organização sob liderança do seu CEO:

  • Consolidar a estratégia da Empresa Enxuta
  • Desenvolver a liderança e ser um fanático pela estratégia enxuta
  • Deixar claro para todos os funcionários a adoção e prática da cultura do Kaizen
  • Agir de forma imediata na adoção das iniciativas de melhorias contínuas
  • Promover o treinamento no local de trabalho executado  pelo gerente
  • Promover metas enxutas amplas mesmo que não sejam realizadas no curto prazo
  • Vencer as resistências às mudanças
  • Evitar apego ao passado e concentrar-se em critérios simples e objetivos que nos levem a um melhor desempenho.
  • Aprender continuamente e não deixar de usar os conhecimentos advindos do benchmarking .

Tornar nosso trabalho muito melhor do que ele realmente é – Cultura Kaizen!

Salvar

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.