
Na última terça feira, 15, estivemos na WEG Linhares para uma palestra especialmente preparada para os gestores da empresa e técnicos que participam do Curso de Pós Graduação de Engenharia da Produção que é coordenado pela FEST/UFES cuja duração vai até o final do próximo ano.
No destaque a abertura do Gerente geral da WEG Linhares, Eduardo Hummes e presença fundamental de Marcela e Tereza que atuam na área de Gestão de Recursos Humanos.
Em resumo, a palestra abordou os conceitos do KAIZEN e sua aplicabilidade no contexto da empresa e a ligação do método com o WEG MANUFACTURING SYSTEM – WMS, que é a versão empresarial da Manufatura Classe Mundial, ou WCM, que foca a melhoria de processo no mesmo esforço do combate rigoroso e agressivo dos desperdícios por toda a organização.

O tema central da palestra abordou, em tom preventivo, os 10 Erros Principais do Gestor Kaizen, ou seja, reconhecer possíveis desvios no comportamento do gestor e atuar no sentido de corrigi-los e principalmente evitar que os mesmos ocorram prejudicando nosso objetivo principal, ou seja, os melhores resultados do Kaizen na empresa.

Além da vasta bibliografia sobre o tema e suas variações mais importantes, destacamos o livro GEMBA KAIZEN, Uma abordagem de Bom Senso à Estratégia de Melhoria Contínua. Autor Masaaki Imai – Bookman Editora.
Do livro em pauta destacamos os fatores de sucesso do Kaizen na organização sob liderança do seu CEO:
- Consolidar a estratégia da Empresa Enxuta
- Desenvolver a liderança e ser um fanático pela estratégia enxuta
- Deixar claro para todos os funcionários a adoção e prática da cultura do Kaizen
- Agir de forma imediata na adoção das iniciativas de melhorias contínuas
- Promover o treinamento no local de trabalho executado pelo gerente
- Promover metas enxutas amplas mesmo que não sejam realizadas no curto prazo
- Vencer as resistências às mudanças
- Evitar apego ao passado e concentrar-se em critérios simples e objetivos que nos levem a um melhor desempenho.
- Aprender continuamente e não deixar de usar os conhecimentos advindos do benchmarking .
Tornar nosso trabalho muito melhor do que ele realmente é – Cultura Kaizen!
