DESEN GAF2012 012

O famoso jargão do mundo empresarial, “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, existe a mais de cem anos e qualquer estudante do ensino fundamental o conhece. O difícil é entender o contrario do “ser chefe” todo poderoso rei da cocada preta, ou seja, SER LÍDER verdadeiro e legítimo.

Os bons livros sobre liderança e resultados não fogem dos 8 pontos aqui apresentados. Vamos conversar um pouco sobre cada um deles:

1. PLANEJAR – capacidade do líder em definir metas e objetivos futuros e ao mesmo tempo traçar caminhos que possam chegar aos mesmos. A visão de futuro é item obrigatório de uma liderança de sucesso. (Ver também o método PDCA – Planejar, Desenvolver, Controlar e Agir).

2. DEFINIR REGRAS, procedimentos, padrões e projetos que possam servir de base para o atingimento dos objetivos. O cumprimento das regras básicas, sem afetar a criatividade, dá o tom da disciplina e foco no resultado a ser alcançado. “A execução da autoridade vai-se batendo com o tempo e com a empatia que se cria. Uma pessoa chega e mostra quem é e o que pode fazer, afirma-se e estabelece regras. A liderança toda a gente deve senti-la e ninguém a ver.” José Mourinho, treinador de futebol. 

3. COMO FAZER. Importante tarefa da liderança quando aplicada nos processos de educação e capacitação dos liderados. Lembrando que a educação é a preparação do ser humano para a vida pessoal e vida na empresa. A capacitação ou treinamento é o desenvolvimento de habilidades. Os dois, educação e capacitação devem ser conduzidos pelo líder junto ao seu pessoal.

4. INOVAR – diferentemente do que muitos pensam, a inovação é consequência do ato criativo colocado em prática. Compete ao líder fazer com que seus pupilos possam usar seu potencial criativo (administração participativa) para transformar boas ideias em projetos, produtos e serviços inovadores.

5. DELEGAR – Tendo o líder feito o planejamento, definindo os procedimentos, ensinado os caminhos da execução, criatividade e inovação, agora é o momento da delegação. A delegação é a essência da liderança, porém sem perder de vista o apoio e acompanhamento dos trabalhos. “Lembro-me sempre do axioma do regente: um líder, dizia ele, é como um pastor. Fica atrás do rebanho, deixando os mais rápidos irem à frente, seguindo depois os outros, não percebendo que durante o tempo todo estão a ser dirigidos da retaguarda.” Mandela, o grande líder. 

6. TREINAR – Como já foi comentado no COMO FAZER, o treinamento é uma prática sensata em qualquer organização. As empresas tipo “world class” investem entre 100 e 150 horas de treinamento por pessoa, por ano. Treinar, treinar e treinar, essa é a base da excelência empresarial.

7. CONTROLAR PONTOS CHAVES – O líder deve saber escolher os indicadores chaves da sua empresa. Se ele controla os pontos estratégicos com perfeição vai notar que não será necessário ter centenas de indicadores, e deve portanto deixar que os indicadores operacionais sejam controlados pela sua equipe de gerentes e supervisores. No conjunto da obra, deve reconhecer que o controle é item fundamental para uma liderança eficaz.

8. MELHORAR SEMPRE – aqui está o famoso e importante KAIZEN, da melhoria contínua no estilo japonês. As melhorias contínuas fazem parte de uma nova cultura empresarial que tem no líder o seu maestro principal.

Ser líder é isso! Simples, não?

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.