MDEC – Medir, Definir, Entender e Controlar – base para resultados na empresa MDEC – Medir, Definir, Entender e Controlar – base para resultados na empresa MDEC – Medir, Definir, Entender e Controlar – base para resultados na empresa MDEC – Medir, Definir, Entender e Controlar – base para resultados na empresa
MDEC - Medir, Definir, Entender e Controlar - base para resultados na empresa

GAF_2016.01.24_21h03m25s_005_Depois de uma bela conversa sobre as aulas de empreendedorismo para os últimos anos das engenharias da UFES, o Prof. Herbert carneiro, chefe do Departamento de Engenharia de Produção, retira dos seus materiais de apoio às aulas este quadro acima e me oferece para uma reflexão prática sobre essa que tem sido uma questão fundamental para as empresas: gerenciar indicadores de desempenho com base nos grandes desafios do mundo atual.

A visão simples e objetiva do tema (autor não identificado) traduz a necessidade premente de que o processo de gestão seja mais efetivo e claro na sua abordagem de variáveis que irão conduzir às metas de qualidade e produtividade  e por conseguinte à competitividade.

A mobilização dos colaboradores passa necessariamente pelo entendimento da busca, o que irá contribuir significativamente para o seu comprometimento com as diretrizes da empresa. Neste ponto a liderança gerencial atinge seu objetivo, ou seja, criar seguidores para as metas empresariais desafiadoras em contraponto aos grandes enfrentamentos das crises e da alta competitividade em todos os setores.

O sucesso na gestão é pura consequência!

Salvar

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.