Melhorar sempre – reinventando a roda? Melhorar sempre – reinventando a roda? Melhorar sempre – reinventando a roda? Melhorar sempre – reinventando a roda?

GAF_2015.09.29_13h29m16s_002_O tempo todo, em todos lugares não se fala em outra coisa: INOVAÇÃO É A SAÍDA PARA A CRISE! Aproveitando o texto de Linda Rottenberg para a HSM Management, é preciso também que estejamos sintonizados com o que ela chama de “mini-inovação” ou no popular, pequenas melhorias contínuas no estilo Kaizen, antes das melhorias radicais que tanto amamos.

Para uma grande maioria de empresas e organizações em todo o mundo a necessidade premente está na busca de uma melhor gestão de processos e por conseguinte da própria empresa. No conjunto verifica-se grandes falhas em planejamento, no controle e gestão da qualidade na produção, no entendimento das necessidades dos clientes, no péssimo atendimento ao cliente, nas falhas e perdas de processo calculadas em unidades por cento, ao invés da gestão Lean Seis Sigma (3,4 defeitos por milhão)… Tudo isto e mais alguma coisa vem provocando imensas perdas aos empresários, mesmo antes da famosa crise que estamos vivenciando e também da apologia à inovação como salvadora da pátria.

Quanto você acha que custa em imagem e dinheiro um “recall” de uma marca famosa de automóveis? Aí está a importância da Qualidade em tudo que se faz, acertando da primeira vez – sem retrabalho (Deming). A inovação bombástica (radical, desruptiva…) pode vir em paralelo mas sempre de mãos dadas com as melhorias contínuas (mini-inovações) criando uma cultura de esforço contínuo e sinérgico com foco na antecipação tecnológica (Edson Vaz Musa, ex-Rhodia, anos 80 – auditório da FAAP – SP).

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.