
A Fucape Business School anunciou nesta terça-feira (20) uma mudança no comando da instituição. Valcemiro Nossa, fundador e CEO, deixará o cargo após 25 anos e assumirá a presidência da Fundação Fucape.
Com a saída, o posto de CEO será ocupado por Carlos Nossa. A decisão foi comunicada pelo próprio Valcemiro em documento interno encaminhado para professores, alunos e colaboradores da Instituição.
No documento, Valcemiro relembra sua trajetória em frente à Fucape e afirma enxergar a educação em negócios como um instrumento de transformação da vida de pessoas, organizações e do desenvolvimento econômico de um país.
Segundo ele, ao longo dos anos a Fucape se consolidou como uma escola de negócios reconhecida por rigor acadêmico e conexão com o mercado.
Tive a honra de liderar esse projeto desde a fundação, acumulando, ao longo do tempo, diferentes funções de Diretoria e, nos últimos anos, as posições de CEO e Diretor Acadêmico. Esse papel foi essencial nos primeiros ciclos da instituição, quando visão, método e execução precisavam caminhar muito próximos para garantir consistência e identidade.”
Valcemiro Nossa, CEO da Fucape Business School
Ainda de acordo com ele, nos últimos anos o processo de transição já havia se iniciado, contando com participação ativa do novo CEO e também do professor Vitor Azzari, que assumirá o cargo de Diretor Acadêmico da instituição.
“Esse período de transição me deu a tranquilidade necessária para afirmar que a instituição está pronta para o próximo capítulo. Encerro oficialmente a minha atuação nas funções de CEO e Diretor Acadêmico da Fucape. Carlos assume como CEO, e Vitor assume a Direção Acadêmica da instituição”, afirmou.
Processo de transição
Em dezembro de 2025, Valcemiro Nossa foi reconhecido na categoria Ensino Superior Privado da 25ª edição da pesquisa Líder Empresarial.
À época, em entrevista ao Folha Vitória, falou sobre o processo de transição para um novo CEO e sobre a renovação da Fucape Business School frente ao mercado e às transformações do mundo dos negócios.

“Renovação é a forma como entregamos esses valores. Ao longo do tempo, fomos aproximando cada vez mais a academia do mercado, incorporando tecnologia, criando novos formatos de curso, ampliando a internacionalização e abrindo espaço para novas lideranças na própria instituição. Agora, com a transição para um novo CEO, essa renovação ganha um simbolismo ainda maior”, disse.