Assim como tantos outros executivos de sucesso tais como Jorge Gerdau aqui no Brasil, Jack Welch (ex GE), Morita (Sony)… Ghosn é um executivo brasileiro/mundo de grande sucesso pela sua trajetória de mais acertos do que erros na Renault e Nissan. Várias revistas e especialistas do mundo inteiro se interessaram pelo método Ghosn. Em meio a tantas análises e referências apresentamos aqui os 21 pontos do segredo deste grande empresário para que o nosso leitor do GESTÃO & RESULTADOS faça sua análise e veja o que pode ser adaptado na cultura e técnica da sua própria empresa. Vamos lá:

Os 21 pontos fundamentais de CARLOS GHOSN – CEO da Renault-Nissan

  1. AÇÃO – Muitas vezes, as pessoas fazem grandes discursos e nada acontece depois. Palavras não ajudam a transformar a realidade. O que muda são ações que podem ser medidas, quantificadas. Faça apenas o que puder medir.
  2. BONS PRODUTOS – Para uma empresa não existem problemas que bons produtos não resolvam. No caso dos automóveis, os que combinam paixão, estilo e desempenho sempre terão clientes. E eles pagarão pelo que querem.
  3. CLIENTE E COMUNICAÇÃO – Uma empresa só se dará bem se estiver conectada com o que motiva o consumidor. Não adianta repetir a concorrência. Um dos maiores erros de um gestor é não saber se comunicar com os clientes e funcionários.
  4. DECISÃO – Uma vez que uma decisão foi tomada e fundamentada, ela deve ser implementada. Debates sobre alternativas de como atingir as metas devem ser abertos, mas objetivos e com calendário. Manter a unidade de comando é indispensável.
  5. EXATIDÃO – Faça certo uma vez. Você pode não ter uma segunda chance para dar seu melhor tiro. Uma vez alcançada uma etapa rumo às metas, ela deve ser comunicada para manter a motivação da equipe.
  6. FLEXIBILIDADE E FUTURO – Planos podem – e devem – ser revistos se o cenário mudar. Companhias de estrutura rígida e acomodada têm menos chances. Nunca deixe de pensar no futuro. Crises sempre terminam.
  7. GESTÃO E GLOBALIZAÇÃO – Preste atenção à imagem da marca, ao design, à publicidade, à qualidade do que produz, aos detalhes. Cada vez mais o crescimento virá de novas economias como as da China, Índia, América Latina, Rússia, Oriente Médio e Sudeste Asiático.
  8. HUMILDADE – A melhor maneira de consertar um problema é ter a franqueza de reconhecer que existe um e procurar resolve-lo o quanto antes.
  9. IMERSÃO – Para fazer o planejamento radical de uma empresa, nada melhor do que ouvir o que funcionários de diferentes níveis têm a dizer.

10.  JOGO DE CENA – Um dos maiores problemas corporativos acontece quando as pessoas almejam funções de liderança, mas não querem ter problemas difíceis para resolver. Funções de comando exigem obstinação, responsabilidade e assumir posturas difíceis.

11.  LÍDER E LUCRO – Um bom líder pode trazer resultados. Mas um grande líder pode escrever uma nova história.

12.  MOTIVAÇÃO – Uma das principais responsabilidades de um CEO é preparar futuros líderes para ter sucesso em cargos de alto nível. Os melhores planos são os que nascem dentro da empresa.

13.  NÚMEROS – Sempre quantifique suas metas. Planos qualitativos, baseados apenas em conceitos, raramente dão certo. É preciso estabelecer prioridades que as pessoas possam medir.

14.  OUVIR – Escute as pessoas que trabalham com você com toda a atenção. É um subsídio fundamental para o diagnóstico de uma situação, para o planejamento, para a tomada de decisões.

15.  PARCERIAS – Num acordo entre duas empresas, nunca uma delas deve impor sua cultura. Isto destrói valores.

16.  QUALIDADE – É fundamental que um dirigente seja hábil em finanças. Deve também manter-se atualizado sobre novas tecnologias e competente para analisar o mercado.

17.  RECONSTRUÇÃO – Todo processo de reorganização deve ter prioridades e metas. O alicerce são orçamento e calendário, com objetivos determinados.

18.  SIMPLES – Um gestor deve estabelecer um plano descomplicado que diagnostique claramente qual a situação da empresa e para onde ela está indo.

19.  TIMES MULTIFUNCIONAIS – Colocar para trabalhar juntas pessoas com diferentes formações serve para mobilizar profissionais com diferentes visões do negócio. Deixar que se formem feudos (ilhas) é a rota certeira para o fracasso.

20.  URGÊNCIA – Rapidez e eficiência são fundamentais para se tomar decisões importantes. Principalmente em períodos de crise ou quando um negócio está perdendo dinheiro.

21.  VISÃO E VIDA PESSOAL Uma vez desenvolvida a visão, ela deve ser conhecida, compreendida e compartilhada por todos (Ver o filme Força da Visão, ou Visão do Futuro, Joel Baker – Siamar). Mesmo durante períodos intensos, com longas jornadas. Encontre tempo para a família.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.