Assim como tantos outros executivos de sucesso tais como Jorge Gerdau aqui no Brasil, Jack Welch (ex GE), Morita (Sony)… Ghosn é um executivo brasileiro/mundo de grande sucesso pela sua trajetória de mais acertos do que erros na Renault e Nissan. Várias revistas e especialistas do mundo inteiro se interessaram pelo método Ghosn. Em meio a tantas análises e referências apresentamos aqui os 21 pontos do segredo deste grande empresário para que o nosso leitor do GESTÃO & RESULTADOS faça sua análise e veja o que pode ser adaptado na cultura e técnica da sua própria empresa. Vamos lá:
Os 21 pontos fundamentais de CARLOS GHOSN – CEO da Renault-Nissan
- AÇÃO – Muitas vezes, as pessoas fazem grandes discursos e nada acontece depois. Palavras não ajudam a transformar a realidade. O que muda são ações que podem ser medidas, quantificadas. Faça apenas o que puder medir.
BONS PRODUTOS – Para uma empresa não existem problemas que bons produtos não resolvam. No caso dos automóveis, os que combinam paixão, estilo e desempenho sempre terão clientes. E eles pagarão pelo que querem.
- CLIENTE E COMUNICAÇÃO – Uma empresa só se dará bem se estiver conectada com o que motiva o consumidor. Não adianta repetir a concorrência. Um dos maiores erros de um gestor é não saber se comunicar com os clientes e funcionários.
- DECISÃO – Uma vez que uma decisão foi tomada e fundamentada, ela deve ser implementada. Debates sobre alternativas de como atingir as metas devem ser abertos, mas objetivos e com calendário. Manter a unidade de comando é indispensável.
- EXATIDÃO – Faça certo uma vez. Você pode não ter uma segunda chance para dar seu melhor tiro. Uma vez alcançada uma etapa rumo às metas, ela deve ser comunicada para manter a motivação da equipe.
- FLEXIBILIDADE E FUTURO – Planos podem – e devem – ser revistos se o cenário mudar. Companhias de estrutura rígida e acomodada têm menos chances. Nunca deixe de pensar no futuro. Crises sempre terminam.
- GESTÃO E GLOBALIZAÇÃO – Preste atenção à imagem da marca, ao design, à publicidade, à qualidade do que produz, aos detalhes. Cada vez mais o crescimento virá de novas economias como as da China, Índia, América Latina, Rússia, Oriente Médio e Sudeste Asiático.
- HUMILDADE – A melhor maneira de consertar um problema é ter a franqueza de reconhecer que existe um e procurar resolve-lo o quanto antes.
- IMERSÃO – Para fazer o planejamento radical de uma empresa, nada melhor do que ouvir o que funcionários de diferentes níveis têm a dizer.
10. JOGO DE CENA – Um dos maiores problemas corporativos acontece quando as pessoas almejam funções de liderança, mas não querem ter problemas difíceis para resolver. Funções de comando exigem obstinação, responsabilidade e assumir posturas difíceis.
11. LÍDER E LUCRO – Um bom líder pode trazer resultados. Mas um grande líder pode escrever uma nova história.
12. MOTIVAÇÃO – Uma das principais responsabilidades de um CEO é preparar futuros líderes para ter sucesso em cargos de alto nível. Os melhores planos são os que nascem dentro da empresa.
13. NÚMEROS – Sempre quantifique suas metas. Planos qualitativos, baseados apenas em conceitos, raramente dão certo. É preciso estabelecer prioridades que as pessoas possam medir.
14. OUVIR – Escute as pessoas que trabalham com você com toda a atenção. É um subsídio fundamental para o diagnóstico de uma situação, para o planejamento, para a tomada de decisões.
15. PARCERIAS – Num acordo entre duas empresas, nunca uma delas deve impor sua cultura. Isto destrói valores.
16. QUALIDADE – É fundamental que um dirigente seja hábil em finanças. Deve também manter-se atualizado sobre novas tecnologias e competente para analisar o mercado.
17. RECONSTRUÇÃO – Todo processo de reorganização deve ter prioridades e metas. O alicerce são orçamento e calendário, com objetivos determinados.
18. SIMPLES – Um gestor deve estabelecer um plano descomplicado que diagnostique claramente qual a situação da empresa e para onde ela está indo.
19. TIMES MULTIFUNCIONAIS – Colocar para trabalhar juntas pessoas com diferentes formações serve para mobilizar profissionais com diferentes visões do negócio. Deixar que se formem feudos (ilhas) é a rota certeira para o fracasso.
20. URGÊNCIA – Rapidez e eficiência são fundamentais para se tomar decisões importantes. Principalmente em períodos de crise ou quando um negócio está perdendo dinheiro.
21. VISÃO E VIDA PESSOAL – Uma vez desenvolvida a visão, ela deve ser conhecida, compreendida e compartilhada por todos (Ver o filme Força da Visão, ou Visão do Futuro, Joel Baker – Siamar). Mesmo durante períodos intensos, com longas jornadas. Encontre tempo para a família.
BONS PRODUTOS – Para uma empresa não existem problemas que bons produtos não resolvam. No caso dos automóveis, os que combinam paixão, estilo e desempenho sempre terão clientes. E eles pagarão pelo que querem.