https://www.google.com/search?q=total+quality+management+%26+business+excellence&client=firefox-b&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi9ttqCv6DeAhVHUZAKHWR2AIYQ_AUIDigB&biw=1366&bih=654#imgrc=6TfPXdYGHmHvDM:
https://www.google.com/search?q=total+quality+management+%26+business+excellence&client=firefox-b&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi9ttqCv6DeAhVHUZAKHWR2AIYQ_AUIDigB&biw=1366&bih=654#imgrc=6TfPXdYGHmHvDM:

A visão global do sistema de Gestão é fundamental para o entendimento da filosofia e prática de uma administração consistente, científica e humana da organização. A ideia é ter um mapa geral para sabermos por onde navegar nos caminhos que devem nos levar a produtividade e em seguida à Competitividade em alto nível.

Nos tempos atuais onde muito se fala de crises e desafios nada melhor do que a ação planejada e focada nos resultados pretendidos pois neste ambiente o estresse e a angústia não colaboram com a obtenção de bons resultados. A figura sistematizada a seguir nos leva a 4 pontos fundamentais, sendo 1. Estratégias – planejamento, 2. Participação – capacidade de execução, 3. Qualidade Total – comprometimento de 100% dos colaboradores, 4. Inovação – fazer diferente, fazer a diferença.

O bom gerente deve estar preparado e também treinado para identificar todas as fases, os grupos e os resultados a serem alcançados. Estes resultados devem estar perfeitamente alinhados e claros logo no primeiro ponto – Onde queremos chegar? Usando o método do 5W2H, podemos ainda questionar, como chegar? Por quê caminhar? Quando devemos agir e atingir os objetivos? Quem participará do processo e da caminhada? Quanto custará? e todas as demais perguntas pertinentes ao processo e à sua correlação com o sucesso pretendido.

Enfim, podemos dizer que não faltam ferramentas e nem métodos – o que pode impedir o atingimento dos objetivos obrigatórios e desejáveis é o que podemos chamar de eficácia da Gestão/Liderança.

Boa caminhada!

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.