O MÉTODO DEMING - ontem, hoje e sempre na busca da produtividade empresarial,

O sucesso do desenvolvimento da indústria japonesa, a eficácia do Japão como líder na concepção e implantação das modernas técnicas de gestão de empresas tiveram como fatores determinantes a disciplina e a aplicação de conceitos e eles transmitidos, pós guerra, por um dos maiores gurus da gestão mundial, o saudoso Dr. Deming, grande preceptor do povo e do governo japonês. Seus preceitos, hoje, são respeitados divulgados e seguidos por todas as comunidades que buscam o sucesso através do aprimoramento da Qualidade. Palavras do empresário Celso Varga, ex-acionista da Freios Varga. Esta introdução ao nosso tema está na Apresentação do Livro DEMING, Implantação da Qualidade e Produtividade pelo Método do Dr. Deming, A VEZ DO BRASIL, autoria do professor Victor Mirshawka (FAAP) com quem eu, Getulio, tive o prazer de escrever um outro livro em parceria com o Prof. Victor, no final da década de 80 sobre Qualidade Total pela Nobel SP.

Alguns, certamente irão perguntar: Quem foi Deming?

Registro do site Wikipédia: Deming é amplamente reconhecido pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo porém mais conhecido pelo seu trabalho no Japão. Lá, a partir de 1950, ele ensinou altos executivos como melhorar projeto, qualidade de produto, teste e vendas (este último por meio dos mercados globais) através de vários métodos, incluindo a aplicação de métodos estatísticos como a análise de variantes e teste de hipóteses.

Deming fez contribuições significativas para o Japão tornar-se notório pela fabricação de produtos inovadores de alta qualidade. Deming é considerado o estrangeiro que gerou o maior impacto sobre a indústria e a economia japonesa no século XX.

A partir da enorme contribuição ao Japão, institui-se o Prêmio Deming. O Prêmio Deming foi criado pela Associação Japonesa de Ciência e Engenharia (Juse) e é distribuído anualmente às empresas que mais se destacaram no desenvolvimento da qualidade de seus produtos através da prática do Total Quality Management ( TQM) e a pessoas que tenham feito contribuições relevantes ao estudo e prática do TQM.

Os estudos e experiências do método do Dr. Deming, como também sua visita ao Brasil em 1989 à Autolatina onde teve como facilitador no Brasil o Gestor da Qualidade, Eng. Márcio Migues e experiências na aplicação do método nas empresas e instituições governamentais serão debatidas nesta live de quarta feira, 16 de Setembro, 18h, com participação e moderação do acadêmico Kleber Nóbrega e do presidente da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ, Eduardo Guaragna.

Não podemos deixar de registrar um documento da mais alta importância para o mundo da qualidade e do qual se derivou tantas outras denominações de programas de gestão, qualidade, inovação e produtividade – OS 14 PRINCÍPIOS DO DR. DEMING – Veja a seguir o quadro produzido a partir das anotações do próprio Deming na Autolatina em documentos do arquivo pessoal dos amigos Márcio Migues e Gianello.

A pergunta que se faz em um mundo de empresas exponenciais é se esta metodologia que compõe os 14 princípios de Deming teria aplicação nos dias de hoje onde a velocidade e interatividade são absurdamente incríveis. O que você acha?

Podemos afirmar que a velocidade é exponencial, mas o foco e constância de propósito são determinantes. Velocidade alta na direção errada é sinônimo de desastre, portanto a gestão eficaz não tem idade e sim aplicabilidade – o tempo todo, agora e no futuro, sempre!

Falando sobre Gestão – veja e reflita sobre o alerta de Deming aos gerentes:

Dos 7 pontos aqui relatados por Deming podemos destacar alguns que são bem específicos da realidade americana, entre eles o ponto 6, onde relata-se reclamações dos empresários americanos sobre o alto custo dos planos médicos, incidindo fortemente no preço final dos produtos produzidos.

A exemplo do livro do Dr. Deming, Out of The Crisis, perguntamos: Podemos reverter as grande perdas humanas e materiais de 2020? Podemos rever os 14 princípios de Deming aplicados a um planejamento eficaz para 2021?

Para finalizar, podemos dizer que depois de Deming o mundo nunca mais foi o mesmo…

Deixamos aqui uma reflexão de reinício de caminhada:

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.