CONFERÊNCIA ANPEI PLANEJADA PARA AGOSTO 2015

Foi encerrado ontem o prazo para submissão de cases para a 15ª Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, que acontece entre 24 e 26 de agosto, em Cabo de Santo Agostinho, região GAF00519metropolitana do Recife (PE). Puderam se inscrever empresas e instituições científicas e tecnológicas (ICTs), de qualquer porte ou setor. No total, foram recebidos 142 cases, número recorde, 71% superior à quantidade de cases inscritos na edição passada.

“O número de cases superou nossas expectativas. Estamos confiantes de que as apresentações irão proporcionar trocas muito ricas entre ICTs e empresas inovadoras e companhias que querem investir mais em inovação”, ressalta Celso Barbosa, coordenador geral do evento.

Agora, um Comitê Técnico composto por integrantes da Anpei e especialistas do sistema nacional de inovação irá selecionar 33 cases para as apresentações durante a Conferência, em sessões paralelas. Serão 9 cases a mais do que na edição de 2014, que teve 24 apresentações, tanto de grandes empresas, como Whirlpool e Samarco, quanto de médias e pequenas, como Pro Solus e Engpiso.
Na escolha dos projetos mais inovadores, será considerada a aderência ao tema central do evento (“Inovação e Competitividade Globais: Construindo as pontes com o futuro”), originalidade, ineditismo, replicabilidade, impacto da tecnologia, além dos resultados do projeto, estágio do esforço inovador e clareza do texto de apresentação do case. O resultado será divulgado até o dia 10 de julho.

O QUE É A ANPEI?

Como entidade representativa do segmento das empresas e instituições inovadoras, a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) atua junto a instâncias de governo, ao setor produtivo e aos formadores de opinião, disseminando a importância da inovação tecnológica para a competitividade das empresas e o desenvolvimento do Brasil.

A entidade é constituída por empresas que investem continuamente em pesquisa, desenvolvimento e inovação, de diversos portes e setores, sendo marcante o seu caráter multissetorial. As empresas líderes das principais cadeias produtivas do Brasil integram a Associação. Também é formada por entidades do Sistema Nacional de Inovação (SNI) que dão suporte às atividades de inovação, como universidades, institutos de pesquisa públicos e privados, federações de indústria e órgãos de governo como secretarias de governo de ciência, tecnologia e inovação e fundações de amparo à pesquisa dos Estados. Há, ainda, os sócios individuais, pessoas físicas que atuam ou têm interesse nas áreas de política e gestão de inovação.

Veja mais no www.anpei.org.br

INOVA PETRO

O resultado final do segundo edital do programa Inova Petro foi divulgado esta semana pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Ao todo, foram selecionadas nove empresas após a etapa de Estruturação do Plano de Suporte Conjunto (PSC), em quatro linhas temáticas: petroleoProcessamento de Superfície, Instalações Submarinas, Poços e Reservatórios. Agora, os projetos seguem para análise no Finep 30 Dias ou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), dependendo com que instituição ficará cada empreendimento. As duas irão disponibilizar seus instrumentos financeiros de apoio à inovação, de forma a aproveitar todos os recursos disponíveis. O suporte do programa é limitado a 90% do valor total do projeto, sendo o valor restante contrapartida mínima obrigatória da empresa selecionada.

O Inova Petro conta com um total de R$ 3 bilhões para fomento de projetos de inovação, a serem investidos de 2012 (ano de lançamento do programa) até 2017. No primeiro edital, foram aprovados 11 planos de negócios, com R$ 380 milhões. Os projetos vão financiar pesquisa e inovação para substituir importações e produzir em escala bens de maior complexidade tecnológica. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento da cadeia de fornecedores.
Para mais informações sobre quais empresas venceram esta etapa do edital, acesse http://download.finep.gov.br/chamadas/ct_petro/resultados/ResultadodaEtapadeEstruturacaodoPlanodeSuporteConjunto-paradivulgacao.pdf .
(Agência Gestão CT&I, com informações da Finep)

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.