HABILIDADES PROFISSIONAIS DESEJADAS
. Capacidade perceptiva – capacidade de percepção do ambiente e como influenciar na sua melhoria e solução (antecipação) dos problemas.
. Agilidade de aprendizagem – atributo das pessoas com altíssima concentração, foco e interesse nas atividades e tarefas fundamentais para o negócio.
. Talento para criar relações de confiança – capacidade humana no entendimento e prática do trabalho em equipe com liderança flexível e confiável.
. Excelente capacidade analítica – desenvolver nas pessoas o raciocínio lógico, sistêmico e integral (Fumio Mashiyama – anos 80/CST/KSC).
. Bom relacionamento interpessoal – o relacionamento positivo e confiável como base para o desenvolvimento da motivação pessoal e da equipe.
MELHORES PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS
. Hierarquia flexível – combinando estrutura organizacional com o trabalho criativo e inovador. Menos chefes e mais líderes transformadores.
. Equipes multidisciplinares – O exemplo dos famosos Círculos de Controle da Qualidade – CCQs, que combinam grupos heterogêneos, habilidades diversificadas e soluções criativas e úteis para a organização e para o mercado.
. Organização do trabalho por projeto – Idéia já formulada por J.M. Juran em seu JURAN – QUALITY MANAGEMENT HANDBOOK (Juran & F. Gryna). Os projetos dão a flexibilidade e aprendizado contínuo que a estrutura formal e rígida não permite com tanta eficiência.
. Descentralização da tomada de decisão – Lembrando a máxima do Planejamento Estratégico: “devemos levar a decisão mais próxima ao local da ação”.
. Terceirização maciça das atividades – lembrando que a terceirização tem que vista como uma atividade que é, e pode ser transferida para alguém que a faça com mais maestria e qualidade, e não como recurso para baratear a folha de pagamento.
Referência deste artigo: Thomas Malone, autor de O Futuro dos Empregos.