Obra de arquitetura no Shopping Vitória conquista 3º lugar de Projeto do Ano Obra de arquitetura no Shopping Vitória conquista 3º lugar de Projeto do Ano Obra de arquitetura no Shopping Vitória conquista 3º lugar de Projeto do Ano Obra de arquitetura no Shopping Vitória conquista 3º lugar de Projeto do Ano
Panorâmica da fachada após as intervenções. Foto; divulgação
Panorâmica da fachada após as intervenções. Foto; divulgação
Panorâmica da fachada após as intervenções. Foto; divulgação.

 

O Shopping Vitória, localizado na capital do Espírito Santo, acaba de ganhar o prêmio Melhores do Ano – edição 2023, promovido pelo Project Management Institute (PMI-ES), na categoria Projeto do Ano. O empreendimento conquistou o terceiro lugar com a inscrição do projeto Fachada Rentável, que compreende as obras de intervenção externa para a instalação do restaurante Camarada Camarão.

 

O Instituto de Gerenciamento de Projetos do Espírito Santo reconhece as boas práticas em gerenciamento de projetos e certificações no estado. A premiação do Shopping Vitória se deve às práticas inovadoras que promoveram importantes mudanças estruturais, paisagísticas e a revitalização da fachada do empreendimento.

 

BENEFÍCIOS

Entre os benefícios ocasionados pelas intervenções estão de eficiência energética e arquitetônica, sustentabilidade, conforto, acessibilidade, integração com a comunidade, modernização, expansão do mix, geração de empregos, aumento do fluxo de pessoas e redução do custo de energia do empreendimento. As obras foram executadas em 19 meses e somaram investimentos da ordem de R$ 4,6 milhões.

 

Além do ganho estético e sinestésico, a fachada se tornou rentável. A abertura trouxe a oportunidade de incluir operações com maior faturamento e deu espaço para o restaurante Camarada Camarão, inédito no Estado e inaugurado em dezembro de
2022, que trouxe um acréscimo de público mensal de 12 mil pessoas.

 

O valor do metro quadrado de Área Bruta Locável (ABL) triplicou. As instalações do restaurante correspondem à segunda maior em área útil da rede no Brasil. A primeira unidade no ES tem capacidade para receber 400 clientes, ocupando uma área de 1,6 mil m², com espaço infantil, adega e uma vista para a principal avenida de acesso ao shopping.

 

NÍVEL NACIONAL

Para o diretor geral do Shopping Vitória, Raphael Brotto, “o prêmio simboliza o alto nível da obra executada no empreendimento. Estamos concorrendo, agora, ao título nacional, com grandes empresas dos mais variados segmentos da economia. Desenvolvemos um projeto inovador por diversos aspectos, desde a sustentabilidade, rentabilidade a arquitetura, paisagismo e uso inteligente do espaço para atrair uma
operação relevante, em sintonia com a demanda do nosso público”.

 

Já Cícero Nobre, gerente de Operações do Shopping Vitória, destaca que “a conquista deste prêmio é motivo de orgulho para toda equipe do empreendimento, sobretudo, os profissionais que estiveram na linha de frente de execução. Foi um trabalho árduo, executado em 19 meses, e que trouxe ganhos significativos para edificação, com melhor desempenho estético, econômico, sustentável, aproximando ainda mais as
pessoas do shopping, com mais acessibilidade e um restaurante de alto nível”.

 

POR DENTRO DA OBRA

Uma grande movimentação estrutural foi necessária para que o novo conceito fosse implementado, a partir da extinção de duas salas de cinema e a retirada de um tanque de água. Com tecnologia e inovação, o tanque de água instalado na fachada do mall foi substituído por um moderno sistema automatizado de refrigeração. Em um ano, a troca do equipamento trouxe uma redução no consumo de energia de
32,7%, o que equivale a 1,3 milhões de kWh. Uma economia de R$ 513.926,14.

 

Todo o espaço foi aproveitado para posicionar o Shopping Vitória como um empreendimento que está sempre em movimento, se reinventando, trazendo novidades e cada vez mais aberto para a cidade. O projeto permitiu a abertura do mall para mais um ponto de interação com ambiente externo, com mix de compras, lazer, entretenimento e gastronomia.

 

O sucesso do projeto Fachada Rentável inspirou a criação de um novo processo de intervenção em fachada no Shopping Vitória. Já está a caminho uma nova operação, o minimercado Sabor da Terra, um mercado muito tradicional na cidade. A previsão de inauguração é no final de 2023, com entrada pelo mall e também pelo estacionamento. Com as obras, houve um acréscimo de 229,29m² de ABL.

 

Alex Pandini

Repórter

Jornalista com mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.

Jornalista com mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.