Qualidade e Inovação andam de mãos dadas! O momento atual é o ênfase na Inovação como requisito básico para o sucesso em todas as áreas. Pura verdade, entretanto é preciso considerar que uma clara visão da produtividade no processo, antecipação e resolução de problemas, redução de perdas e desperdícios e melhorias contínuas (Kaizen) em processos (serviços) e produtos finais constituem fatores prioritários para a busca da competitividade. Vejamos em seguida uma proposição prática do método em 3 etapas.

Ashampoo_Snap_2015.03.17_16h39m09s_005_Nesse primeiro quadro temos uma visão clara de duas entradas: A do planejamento estratégico e a outra relativa a gestão da rotina diária com o levantamento dos problemas da área ou da organização como um todo. Os dados devem ser compilados, tratados e avaliados em termos de importância, relevância e variabilidade. Vejamos o segundo quadro:

Ashampoo_Snap_2015.03.17_16h40m43s_006_O segundo quadro leva em conta os dados coletados e analisados para então estabelecer a correlação em efeito (desejado ou indesejado) e suas respectivas causas. Aqui se inicia o processo de solução da demanda principal: resolver um problema pontual ou crônico, ou estabelecer a solução de uma visão futura no plano estratégico, ou como dizia Edson Vaz Musa, ex presidente da Rhodia, promover uma antecipação tecnológica. Vamos então ao terceiro quadro:

Ashampoo_Snap_2015.03.17_16h41m39s_007_Levantando então as propostas de solução para problemas priorizados ou propostas em projetos de mudanças positivas no processo ou em toda a organização. Aqui, nesta fase está a experimentação das soluções propostas e algumas comparações para efetiva explicitação dos resultados obtidos para em seguida estabelecer a padronização. O que poderia ser o fim, sob o ponto de vista do Kaizen, torna-se o princípio de uma nova etapa de melhorias como pode ser visto no PDCA.

Experimente e veja sua organizar crescer em produtividade e competitividade, com a participação de todos os funcionários. Sucesso!

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.