QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE – Segundo informação do Portal do Consumidor, a Anac quer obrigar aéreas a informar índice de atraso e cancelamento de vôos, ou seja, quer obrigar as empresas aéreas brasileiras a informar a seus passageiros, no momento da compra da passagem, o índice de atraso e de cancelamento de vôos em cada uma das rotas operadas. Neste caso, o cliente vai poder saber, no ato da compra da passagem, a freqüência dos atrasos e cancelamentos feitos pela companhia no trecho em que pretende viajar. O objetivo da medida é oferecer mais informações para que os passageiros escolham a empresa que preferem voar.

VIAGENS Para todos nós que trabalhamos os temas prioritários da Qualidade e Produtividade tal notícia vem em boa hora. O uso dos indicadores deve ser importante para a decisão de compra pelo cliente e em especial na escolha de quem presta melhor serviço. No contexto da empresa, os indicadores, devem ser usados normalmente para melhorar os seus resultados eliminando desvios e agindo na prevenção. Qualidade é isto, atender e até mesmo superar as expectativas dos clientes, depois é que vem a produtividade e lucratividade.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.