QUALIDADE NOS SERVIÇOS AOS CLIENTES – focando as oportunidades de melhorias QUALIDADE NOS SERVIÇOS AOS CLIENTES – focando as oportunidades de melhorias QUALIDADE NOS SERVIÇOS AOS CLIENTES – focando as oportunidades de melhorias QUALIDADE NOS SERVIÇOS AOS CLIENTES – focando as oportunidades de melhorias
QUALIDADE NOS SERVIÇOS AOS CLIENTES - focando as oportunidades de melhorias

Quando se fala em serviços públicos, governo, município etc., serviços privados, shoppings, postos de atendimento, lojas, etc.,  a primeira coisa que devemos lembrar é que uma prefeitura, por exemplo, não tem como meta produzir nenhum tipo de produto físico ou bem durável, embora seja regulamentadora e ou intermediária para a produção dos mesmos, portanto, ela é praticamente 100% serviços isto ocorre em várias oportunidades onde não existe na entrega um bem durável configurando produto físico.

Então, por conseguinte a QUALIDADE da prestação de serviços está fundamentada nas PESSOAS, que por sua vez:

  1. Irão definir a QUALIDADE DA ORGANIZAÇÃO
  2. Irão determinar e gerar a QUALIDADE NOS PROCESSOS internos
  3. E… conseqüentemente, a QUALIDADE DOS SERVIÇOS entregues aos clientes.

Esta é a lógica. Pessoas capacitadas e bem treinadas produzindo SERVIÇOS DE ALTO NÍVEL, ou seja, com Qualidade, diferenciação (inovação) e produtividade sob o ponto de vista da necessidade dos Clientes.

COMO FAZER ACONTECER A QUALIDADE EM SERVIÇOS?

  1. Faça uma análise interna do Clima da organização, ou seja, procure sentir como os funcionários enxergam a organização. O clima organizacional é o ponto de partida do método PDCA e sua evolução na melhoria sistêmica da organização.
  2. Faça o mesmo em relação aos usuários dos serviços ou clientes, pacientes, alunos e também no relacionamento externo com fornecedores e até mesmo em relação aos concorrentes ou serviços similares. Esta análise permite uma boa visão de diagnóstico de ambiente interno e externo para o estabelecimento de ações corretivas e também no lançamento de diretrizes estratégicas.
  3. Priorize os pontos críticos que devem ser melhorados na estrutura organizacional, processos, sistemas e produção dos serviços. Priorize a melhoria dos processos com agregação de valor e diferenciação (superação das expectativas dos clientes).
  4. Determine estratégias a partir de um amplo programa de mudanças e melhorias continuas, com a aplicação da filosofia Kaizen procurando premiar as boas contribuições dos funcionários.
  5. Investir na Reeducação interna – invista no mínimo 2% das receitas em desenvolvimento humano. Trabalhe com metas superiores a 60 horas de treinamento por pessoa por ano. Lembre-se: a Qualidade dos Serviços é a Qualidade das Pessoas.
  6. Divulgue os resultados, reconheça o bom desempenho e comemore os resultados periodicamente. Inscreva as boas ideias implantadas pela sua equipe nos concursos de Qualidade e Kaizen.
  7. Invista em sistemas informatizados e ou aplicativos que possam facilitar o uso dos serviços pelo clientes. Por exemplo, serviços simples de marcação de consultas e agenda de atendimento ao cliente são fáceis de serem implantados e tem grande aceitação pelos clientes. Mesmo que a intensidade do uso de tecnologia seja elevada isto não significa que deixemos de promover avaliações pelos usuários/clientes.

DIFICULDADES A SEREM VENCIDAS

A-     PERECIBILIDADE – Não é possível fazer-se um “estoque de serviços”, não dá para colocar os serviços em uma prateleira, e além do mais, é muito sazonal, existindo a questão de picos de serviços e imprevisibilidades.

B-      SIMULTANEIDADE – A qualidade dos serviços é avaliada no instante que o mesmo está sendo executado. Novamente a questão de que tudo está ligado a QUALIDADE DAS PESSOAS que é transferida para o serviço prestado.

C-      HETEROGENIDADE – Há uma diferença de percepção por parte dos clientes que recebem os serviços prestados.

D-     VELOCIDADE DIGITAL – acostumados com o nível de resposta e qualidade dos atendimentos via internet, os clientes não estão mais tolerando atrasos e erros comuns dos atendimentos presenciais.

Veja o quadro a seguir:

Podemos afirmar que no atendimento ao Cliente nós temos oportunidades imensas para a fidelização. Em tempos de alta competitividade quem tem Qualidade e Atendimento Inovador sai na frente e conquista mercados. Pense nisto e aja com rapidez.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.