Resolvendo problemas pelo Método PDCA – Rotinas e Melhorias Resolvendo problemas pelo Método PDCA – Rotinas e Melhorias Resolvendo problemas pelo Método PDCA – Rotinas e Melhorias Resolvendo problemas pelo Método PDCA – Rotinas e Melhorias
Resolvendo problemas pelo Método PDCA - Rotinas e Melhorias

A busca por novas soluções começa com o propósito de resolver problemas. Os problemas podem ser classificados a princípio em Problemas Negativos e Problemas Positivos. Os negativos estão ligados a necessidade de resolução de problemas geralmente ligados a um baixo desempenho, nível de defeitos apresentados e ou falhas diversas em determinados processos.  A ideia é que uma atuação organizada (método) possa cumprir a tarefa de eliminá-los (correção) e ao mesmo tempo padronizar um novo processo mais eficiente (prevenção) evitando-se que novas falhas ou perdas venham a se repetir.

E os Problemas ditos Positivos? Definimos como aqueles que vão além dos desempenhos estabelecidos onde figuram exemplos de Melhorias Contínuas – Kaizen e aqueles mais expressivos, os do tipo Kairyô (Fumio Mashiyama), ou inovações em processos e produtos. Costuma-se definir que as melhorias do tipo Kaizen, são aquelas de investimento mínimo ou nenhum aporte de recursos. O Kairyô ou também o Kaikaku (Sistema Toyota de Produção),  representa melhorias radicais com investimentos significativos.

Resolvendo problemas usando método PDCA no contexto da rotina dos processos. Veja o quadro a seguir:

O quadro acima nos mostra o roteiro (fluxo de processo) aplicável a grande maioria dos problemas na organização, esta abordagem nos leva ao gerenciamento da rotina onde busca-se estabilidade dos processos para em seguida promover as melhorias contínuas.

Treinamento, disciplina, trabalho em equipe e liderança pela gerencia são fundamentais para a consolidação do método nas organizações. Criado o ambiente motivador e focado na eficiência e eficácia dos processos, teremos alcançado o momento ideal para o pensamento e exercício das mudanças inovadoras dentro do espírito das transformações radicais.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.