Ashampoo_Snap_2015.01.18_22h48m22s_001_A editora Banas que produz a BQUALIDADE, edição de Janeiro 2015 (ver capa) traz extensa reportagem com o consultor e Professor Vicente Falconi onde ele aborda os vários pontos da gestão empresarial com foco na liderança, no método, metas e desafios.

Nesta mesma reportagem o leitor poderá encontrar as famosas cartas endereçadas ao planalto que além do Jornal Folha de São Paulo, também foram publicadas aqui no nosso blog Gestão & Resultados.

Autor de vários livros, entre eles, o último, O VERDADEIRO PODER, Falconi prega enfaticamente a necessidade das lideranças aprofundarem seus conhecimentos no famoso método do Planejar (P), Desenvolver/Executar (D), Controlar/Gerenciar (C) e Agir nas melhorias (A) – PDCA como forma de manter os processos sob controle, definir metas e novos desafios de melhorias e crescimento da organização.

Vivemos uma fase importante da Qualidade integrada aos processos de inovação, e cada vez mais se destaca o sistema de gerenciamento onde o papel da educação e treinamento de forma contínua se faz imprescindível para a obtenção de resultados.

Os novos competidores no mercado mundial que entraram na brecha do custo baixo, já estão seriamente envolvidos e comprometidos com a questão da qualidade e melhoria dos seus produtos e serviços. Tal opção é perfeitamente notada pela melhoria dos resultados desses novos players, tipo China, Cingapura, Coreia do Sul entre outros.

A Qualidade de processos, produtos e serviços se torna hoje a base para qualquer projeto de desenvolvimento e nesse contexto podemos afirmar que ainda há um percentual imenso de organizações públicas e privadas que ainda não chegaram aos níveis satisfatórios de resultados, ou seja, temos ainda um caminho muito longo para percorrer.

A Academia Brasileira da Qualidade – ABQ, da qual o Prof. Falconi é membro, vem, também,  trabalhando com determinação na disseminação dos  princípios  universais da Qualidade, contidos na Carta Manifesto da ABQ, lançada em 13 de Novembro 2014 – Dia Mundial da Qualidade (pesquise a carta aqui no nosso blog – Novembro 14).  Esse é o nosso objetivo permanente agregando aos conhecimentos dos nossos especialistas, como no caso, o Prof. Falconi, a experiência prática em nossas próprias realidades.

Temos, com certeza, muito trabalho pela frente!

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.