Rochas ornamentais do ES na mira do Azerbaijão Rochas ornamentais do ES na mira do Azerbaijão Rochas ornamentais do ES na mira do Azerbaijão Rochas ornamentais do ES na mira do Azerbaijão
Rochas ornamentais do ES na mira do Azerbaijão
Da esquerda para direita: presidente do Centrorochas (entidade nacional do setor), Tales Machado; embaixador Rashad Nouruz; presidente do Sindirochas, Ed Martins; presidente do Rochativa, Eutemar Venturim; e o empresário João Zimmer Xavier, que intermediou o encontro.

Na manhã desta sexta-feira (05/05), empresários capixabas do mármore e granito se reuniram com o embaixador do Azerbaijão, Rashad Nouruz, para conversarem sobre possibilidades de negócios com o Brasil.

Prioridade

No encontro, realizado em Cachoeiro de Itapemirim, o embaixador explicou aos empresários que a demanda por rochas ornamentais é bem alta. Isso porque o país está em um processo forte de reconstrução. “Minha prioridade é a área comercial e o Espírito Santo foi o primeiro estado brasileiro que visitei para debater as possibilidades comerciais”, disse Rashad Nouruz, que assumiu o cargo de embaixador no Brasil há seis meses.

E esse interesse, aproxima de forma significativa o mercado capixaba da ex-república soviética. “As possibilidades são muitas, uma vez que eles vinham adquirindo as rochas por meio de atravessadoras, países que compram o nosso mármore e revendem”, contou à Constrói-ES, o presidente do Sindirochas, Ed Martins, logo que a reunião foi encerrada.

Oportunidade

O presidente do Centrorochas, Tales Machado, destacou dados interessantes durante o encontro. Enfatizou ao embaixador que, em 2021, o Azerbaijão importou US$ 31 milhões em rochas ornamentais, mas nenhuma compra feita no Brasil. Os principais fornecedores foram Irã (35%), Ucrânia, Índia, Turquia, Rússia, China e Itália. “Todos esses países comercializam com Brasil, exceto o Irã. Talvez o Azerbaijão tenha comprado em empresas desses locais que fornecem o nosso mármore”, apontou Machado.

Ele destaca ainda que há alguns obstáculos a serem vencidos, como dificuldades logísticas no Azerbaijão, mas a abertura de novos negócios é promissora.

Empresários capixabas durante encontro com o embaixador Noruz, do Azerbaijão

Retorno

O resultado da conversa foi tão positivo que já ficou acordado um segundo encontro.

Em agosto, o embaixador Nouruz irá retornar ao Espírito Santo.

“Dessa vez, trazendo empresários da construção civil do Azerbaijão para conversar com os produtores capixabas de rochas ornamentais. E, considerando a demanda, as possibilidades de novos negócios são bastante grandes”, afirmou o presidente do Sindirochas, Ed Martins.

Economia

Com uma população de 10, 23 milhões de habitantes (ONU, 2021) e Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 73,37 bilhões (FMI, 2022), o país tem sua economia centrada na produção de petróleo. Responde por 0,409% daq produção mundial e ocupa a 20ª posição entre todos os 211 países com reservas de petróleo.

Você sabia?

Além do futebol brasileiro, a capoeira tem tantos admiradores no Azerbaijão, que existe até uma Federação no país.

Por Leticia Vieira e Luciene Araujo