1.832 – Ser humano: O centro das conquistas 1.832 – Ser humano: O centro das conquistas 1.832 – Ser humano: O centro das conquistas 1.832 – Ser humano: O centro das conquistas
1.832 - Ser humano: O centro das conquistas

Vamos hoje refletir sobre realidades passadas, atuais e futuras que estão/estarão ou estiveram na pauta da gestão (chefe ou líder) das nossas organizações.

Apresentamos um breve texto do belíssimo livro Gestão do Amanhã, de Sandro Magaldi e José Salibi Neto – Gente Editora/2018. para nossas considerações:

“As transformações pelas quais passa a sociedade são tão velozes que os indivíduos não conseguem perceber racionalmente o processo de mudança.
Seus impactos, no entanto, são e serão mais sentidos do que nunca, e, como resultado, emergem discussões e reflexões profundas sobre o futuro da humanidade.
Qual será o futuro do trabalho com a automatização crescente? Os robôs irão substituir o ser humano? Qual é o limite da tecnologia e como ela impactará a sociedade?”

São perguntas interessantes e intrigantes ao mesmo tempo, numa era em que vivemos as perspectivas e incertezas no âmbito da 4a. Revolução Industrial.

Revendo velhas anotações, livros e apostilas no início dos nossos trabalhos focados na implantação do Total Quality Control (meados dos anos 80)na nossa antiga Cia Siderúrgica de Tubarão – CST, hoje ArcelorMittal, me deparei com um quadro que produzimos a partir de uma palestra do consultor Luiz Carlos Queiroz Cabrera, realizada para todos os nossos gerentes e especialistas. Qual é o fato curioso nesta redescoberta?

Já estávamos muito preocupados com os avanços tecnológicos e sistemas empresariais da época. A gestão humana nos levava a preocupações fortes em relação  a estratégias e operações focadas em resultados de produtividade: Fazer mais e com maior qualidade, inovação, progressivamente com menores custos e redução de falhas.

Qual era a mensagem do Cabrera? Vejam:

Esse quadro dos seis pontos do consultor Cabrera, nos remete aos desafios de hoje versus novas e rápidas transformações. Apesar dos mais de 30 anos que nos separam da intervenção na CST e os tempos atuais,  podemos notar alguns comportamentos semelhantes na busca de uma nova Abordagem Gerencial. O ser humano é e ainda será o ponto central de todas as mudanças auxiliado pela robótica, dos meios digitais e das inovações que brotam em todo o mundo a cada instante de pensar e agir. Tudo idealizado e realizado pelo ser humano.

Certa vez, já no início dos anos 90, num evento sobre Planejamento e Gestão no auditório da FAAP em São Paulo, ouvimos do político Paulo Salim Maluf, uma observação óbvia (e ululante como diria Nelson Rodrigues): “A finalidade de um computador é acelerar informações e cálculos. Se colocarmos um idiota na frente de um computador ele vai acelerar a idiotice”. Caraca! diria Bernardo, meu neto.

Concluindo, fica aqui a nossa mensagem de simplicidade e humanidade: Não queiram revolucionar o mundo pela indústria 4.0 quando estamos lidando com Seres Humanos 0,4. E lembrem-se, de Tom Peters (Em busca da Excelência), “tudo vem das pessoas”.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.