Teens ganham Turmadomercado.com – O Extrabom Supermercados acaba de criar um espaço dedicado a garotada. É que a Turma do Mercado ‘invadiu’ o site da loja, garantindo o espaço do riso. Por lá, é possível se divertir no computador, com sugestões de games e brincadeiras. Bem interativo e recheado de aventuras, o portal oferece jogos online, como quebra-cabeças, skate games, além de contar com desenhos para colorir, músicas para download e papéis de parede com retrato da turma. Os joguinhos estão disponíveis no endereço www.extrabom.com.br.
Para cair na folia, passo a passo – Neste ano, o Carnaval na Unimed Vitória terá clima de prevenção. É que o feriado coincide com a terceira e última fase da campanha “Passo a passo”. Voltada para colaboradores e médicos cooperados, a atual fase da campanha reúne ações em torno do tema lazer. Por isso, na véspera dos dias de momo, a recém-inaugurada rádio interna da cooperativa vai exibir uma programação especial. Um repertório de sambas e spots com dicas de como manter a saúde em dia serão veiculados na rádio. Para incentivar que as pessoas substituam os elevadores pelas escadas, é possível curtir a boa música tocada na rádio ao subir ou descer os degraus da sede administrativa da cooperativa. A campanha “Passo a passo” também trabalhou os temas alimentação saudável e prática de exercícios junto ao público interno.
A preferida dos médicos segundo Datafolha – Segundo pesquisa realizada pelo Datafolha para avaliar aspectos de mercado relacionados à classe médica, entre os profissionais pesquisados, 89% atendem por planos de saúde. Dentro desse universo, 72% são cooperados da Unimed Vitória e outros 16% atendem aos pacientes do plano indiretamente. Em relação ao nível de importância do plano para o trabalho do médico, 84% afirmaram que não deixariam de atender pela cooperativa. Em relação à remuneração, o plano permanece em primeiro lugar, como já havia sido demonstrado pela pesquisa realizada em 2009. Entre os médicos cooperados, 84% acreditam ter o maior rendimento mensal relacionado ao trabalho prestado aos clientes Unimed Vitória.
Treinamento para a boa gestão – Os gestores das principais agências de Publicidade do Estado estiveram reunidos na Gráfica GSA nas últimas semanas para participarem de uma capacitação importante para o futuro de suas empresas. Eles fizeram treinamentos de Gestão de Custos Empresariais e Gestão Financeira, realizados pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Espírito Santo (Sinapro). O palestrante foi o mestre em Economia e consultor Douglas Chamon.


Rádio Diocesana completa 18 anos – nesta terça feira, dia 1º de março, uma Santa Missa de Ação de Graças, celebrada na Catedral São Pedro, em Cachoeiro de Itapemirim, reuniu direção, locutores, colaboradores, mantenedores e ouvintes em torno da comemoração dos 18 anos da Rádio Diocesana de Cachoeiro de Itapemirim. Para quem não sabe a Rádio Diocesana é uma entidade sem fins lucrativos, pertencente à Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. É gerenciada pela Fundação Santa Terezinha, tendo como principal propósito evangelizar, informar, formar e educar através de uma programação comprometida com a formação cívica, moral e cristã da sociedade, e tem como princípio promover a dignidade, direitos, deveres, promoção da cidadania e vida digna de seus ouvintes. Tem como principal missão Evangelizar, divertindo, informando, e educando seus ouvintes, sem abrir mão do compromisso ético, da investigação apurada da verdade, dos valores evangélicos e da objetividade dos fatos.


Muito além dos bois – Além do comércio e exposição dos gados bovinos, as feiras agropecuárias oferecem oportunidades para os pequenos pecuaristas. Na Exposição Internacional de Nelore do Espírito Santo (Expoinel ES), que acontece de 24 a 27 de março no Centro de Eventos Rubens Pimentel em Aracruz, haverá apresentação e comercialização de máquinas agrícolas pela Pianna Rural. Já as empresas Lagoa da Serra e Alta Genetics serão responsáveis pela venda de sêmens de touros. Na área de fertilizantes a novidade ficará por conta de um adubo especial para o plantio de eucalipto fabricado pela Heringer.
Temporada de Verão – A MP Publicidade foi a agência responsável pela elaboração da marca da Temporada de Verão da Città Engenharia, que está com descontos especiais nos empreendimentos Duetto e Villa della Luna durante a estação mais quente do ano. O material criado pela MP mescla o clima de verão com a marca da construtora através de dois elementos fortes na estação: o sol e o coqueiro. A ideia é remeter ao clima de praia, um dos principais atrativos dos empreendimentos, já que ambos têm vista para o mar.

Incaper realiza simpósio sobre pinhão-manso – em Colatina, acontece o Simpósio sobre a Cultura do Pinhão-manso, com o objetivo de discutir sua importância socioeconômica para o Espírito Santo. O evento é uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O encontro reúne um grupo interno de profissionais, cerca de 60 técnicos do Incaper, que atuam na área do pinhão-manso nas regiões Noroeste e Norte, em cerca de 30 municípios. O simpósio apresenta temas como a importância do pinhão-manso no contexto agrícola do noroeste capixaba, aspectos técnicos da cultura do produto, e o programa de plantio da empresa Nòvabra Energia para a cultura. O simpósio acontece no auditório do Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear) e conta com a presença do secretário de Estado da agricultura, Enio Bergoli, do diretor presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, do prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski e do diretor da Nòvabra, Pedro Burnier.

Conhecendo o pinhão-manso – O pinhão-manso (jatropha curcas) pertence à família das Euforbiáceas, a mesma da mamona e da mandioca. É um arbusto grande, de crescimento rápido, que atinge até três metros de altura, mas pode alcançar até cinco metros em condições especiais. A semente de pinhão, que pesa de 0,551 a 0,797 gramas, pode ter, dependendo da variedade e dos tratos culturais de 33,7 a 45% de casca e de 55 a 66% de amêndoa. Nessas sementes, são encontradas, ainda, 7,2% de água; 37,5% de óleo e 55,3% de açúcar, amido, albuminóides e materiais minerais, sendo 4,8% de cinzas e 4,2% de nitrogênio. A cultura movimenta, cada vez mais, a área agrícola das regiões Noroeste e Norte capixabas. Ao todo, são mais de 450 produtores comprometidos com o plantio, o que representa uma área de 960 hectares, e o interesse no cultivo se deve à possibilidade de diversificação da produção agrícola, por conta do crescimento rápido, baixo custo e alta produtividade, sendo resistente à seca. De acordo com pesquisadores, o pinhão-manso é uma planta produtora de óleo com todas as qualidades necessárias para ser transformado em óleo diesel. Além de perene e de fácil cultivo, apresenta boa conservação da semente colhida, podendo se tornar grande produtora de matéria prima como fonte opcional de combustível.



