Solucionando Problemas de Forma Simples e Participativa Solucionando Problemas de Forma Simples e Participativa Solucionando Problemas de Forma Simples e Participativa Solucionando Problemas de Forma Simples e Participativa
Solucionando Problemas de Forma Simples e Participativa

Apresentamos hoje uma forma divertida de entender a metodologia de Análise e Solução de Problemas, MASP como diria o mestre Falconi.

A sequencia do método nos pontos de 1 a 4 acima nos leva ao levantamento das possibilidades de problemas, desvios ou não conformidades para em seguida buscar ou determinar a importância, urgência e enfim, a prioridade do fato.

Os passos seguintes vão nos levar a busca das soluções onde são aplicadas as ferramentas apropriadas na avaliação dos processos, brainstorming das propostas de solução, exame causa e efeito, determinação das soluções prováveis e sua experimentação, implantação das medidas de correção e melhorias e finalmente a comparação entre o antes e o depois observando-se os ganhos atingidos.

O comportamento aqui simplificado e ilustrado é típico dos grupos participativos onde a gerencia setorial da empresa não só permite mas estimula e treina o seu pessoal para a constante vigilância e detecção de problemas através dos trabalhos estruturados no modo do Círculos de Qualidade, Grupos Kaizen, Grupos Zero Defeitos entre outros.

A ideia central e preponderante é, através de uma gerencia participativa,  ativar a capacidade vigilante dos seus pequenos grupos, motivados e treinados, na busca constante de solução de problemas e melhorias de processos.

Vamos praticar?

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.