Tempo de turbulências na economia – orientações da especialista Adriana T. Lima Tempo de turbulências na economia – orientações da especialista Adriana T. Lima Tempo de turbulências na economia – orientações da especialista Adriana T. Lima Tempo de turbulências na economia – orientações da especialista Adriana T. Lima

Postura emocional pode ser a chave para superar crise econômica

Especialista do Grupo Educacional Augusto Cury orienta funcionários e empresas a manterem-se firmes e otimistas diante dos períodos de turbulência

GAF_2016.06.19_22h12m50s_013_O delicado momento econômico atual levou o Brasil a bater a triste meta de ter mais de 11 milhões de desempregados. A situação de alerta motivou profissionais e empresas a rever seus conceitos e a buscar formas alternativas para se reinventar na carreira, seja para manter a atual posição profissional ou para procurar uma nova colocação no mercado de trabalho. Neste momento de mudanças, a postura emocional pode ser uma grande aliada para fazer a diferença no mercado.

A necessidade de mudar a postura diante do cenário negativo pode ser a chave para quem quer enfrentar e vencer os desafios. Esta é a dica da gerente de RH do Grupo Educacional Augusto Cury, Adriana Tomaz Lima. “Podemos olhar para o cenário atual com sabedoria, buscando oportunidades ao invés de nos aprisionarmos emocionalmente no cárcere do medo e do perigo”, alerta a especialista.

De acordo Adriana, é na hora da crise que as pessoas encontram a coragem para fazer as mudanças que já sabiam que deveriam ser feitas e foram adiadas. Além da necessidade de haver uma mudança de postura entre os funcionários, ela lembra que é importante a empresa manter uma comunicação clara e transparente com a equipe para manter o nível de envolvimento e engajamento de todos.

Para os profissionais que estão se sentindo ameaçados, mas ainda mantêm os empregos, a gerente alerta queGAF_2016.05.04_10h55m05s_009_, na hora da crise os empresários buscam manter os profissionais de maior custo benefício. Desta forma, cabe aos funcionários ampliarem seus conhecimentos e contribuírem para o crescimento da empresa. “É nesta hora que o colaborador precisa aumentar sua produtividade, intensificar a qualidade dos seus serviços, gerenciar ainda mais o tempo e trabalhar de forma eficiente em equipe, para manter a rentabilidade da empresa e consequentemente, seu emprego”, alerta a especialista.

No caso de as demissões serem inevitáveis, Adriana aconselha os profissionais a estarem abertos a novas oportunidades no mercado e a fortalecer suas emoções para enfrentar a dificuldade do momento. “É importante que as pessoas entendam que situações de crise, de tempestades, são inevitáveis em nossa vida, e que a diferença entre uma pessoa que se deixa abater, entra em depressão, e outra que se mantém firme, é justamente como ela olha e encara essas situações”, finaliza.

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Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.